Resumo

Título do Artigo

IMPACTOS DA LOGÍSTICA COLABORATIVA NA EFICIÊNCIA FINANCEIRA E AMBIENTAL: UM ESTUDO DE CASO NA CADEIA PRODUTIVA DA CERVEJA
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Tema

Operações sustentáveis e Economia Circular

Autores

Nome
1 - Rodrigo Duarte Soliani
Instituto Federal do Acre (IFAC) - Doutor em Tecnologia Ambiental pela UNAERP Responsável pela submissão
2 - Ana Rita Tiradentes Terra Argoud
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3 - João Batista de Camargo Júnior
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4 - César Gomes de Freitas
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Reumo

Uma das análises realizada na avaliação de uma Cadeia de Suprimentos é o grau de concentração e o envolvimento do trabalho das empresas. Esse fator é importante, pois dele depende um maior valor agregado ao produto final. Porém, esse fator será maior para os sistemas mais eficientes ou para os integrantes que apresentam equilíbrio econômico entre seus parceiros. O desenvolvimento de sinergias constitui um jogo “ganha-ganha”, visto que os membros da cadeia atuam em modo colaborativo e com o pensamento em atender ao consumidor final, com preço mais atraente e maior nível de serviço prestado.
O principal objetivo desse trabalho é mediante a análise de diferentes cenários, quantificar a economia gerada com o aumento da eficiência e mensurar a melhora na emissão de CO2 por tonelada transportada alcançados com a colaboração entre duas empresas do setor produtivo cervejeiro no Brasil.
A logística colaborativa pode ser definida como as ações logísticas voltadas para a integração dos participantes da cadeia por meio das modernas tecnologias da informação e comunicação. O objetivo dessa prática é desenvolver estratégias e planos operacionais cooperativos, beneficiando principalmente o consumidor com melhores produtos e melhores serviços agregados, trazendo vantagens competitivas para todos os participantes e proporcionando a integração de toda a cadeia. Dessa forma, aumenta a troca de informações mediante o compartilhamento de recursos físicos, sistêmicos e humanos.
Esta pesquisa utiliza-se da metodologia do estudo de caso, uma vez que esta justifica-se pois o estudo de caso permite entender de forma profunda um fenômeno do mundo real (YIN, 2015). A pesquisa propõe um modelo matemático voltado à logística colaborativa aplicado a um cenário real entre as empresas com resultados em termos de custo de transporte e de eficiência energética.
Inicialmente a eficiência financeira identificada era de 17,5%, o que resultava em um lucro de R$ 68.352, ao passo que, quando a totalidade da frota participa da logística colaborativa, a eficiência financeira passa a ser de 35%, aumentado o resultado para R$136.704. Sem o uso da logística colaborativa tinha-se um quociente de 44,82 kg de CO2 por tonelada transportada, enquanto que, quando a frota participa na sua totalidade da logística colaborativa, o quociente se reduz para 26,68 kg de CO2 por tonelada transportada, reduzindo o impacto ambiental da operação em aproximadamente 40%.
Tanto para o modelo financeiro quanto para o modelo ambiental fica evidente que a logística colaborativa tem fundamental importância para o aumento do retorno financeiro e a sustentabilidade ambiental, uma vez que os resultados apontam aumento de 100% da eficiência financeira global, fazendo com que o índice saltasse de 17,5% para 35%. No aspecto ambiental ocorreu uma redução de aproximadamente 40% na relação de kg CO2 emitido por tonelada transportada, o seja, de 44,88 kg CO2/t para 26,67 kg CO2/t.
BARRATT, M. (2004). Understanding the meaning of collaboration in the supply chain. Supply Chain Management, v. 9, n. 1, p. 30-42. https://doi.org/10.1108/13598540410517566 CHAN, F. T. S.; ZHANG, T. (2011). The impact of collaborative transportation management on supply chain performance: a simulation approach. Expert Systems with Applications, 38(3), 2319-2329. http://dx.doi.org/10.1016/j.eswa.2010.08.020 SOLIANI, R. D.; INNOCENTINI, M. D. M.; CARMO, M. C. Collaborative logistics and eco-efficiency indicators: an analysis of soy and fertilizer transportation in the ports of Santos and Paranag