Resumo

Título do Artigo

IMPACTOS DA PANDEMIA COVID-19 NOS PEQUENOS NEGÓCIOS: UM OLHAR NO CONTEXTO DAS DIMENSÕES DA SUSTENTABILIDADE
Abrir Arquivo

Tema

Outros temas

Autores

Nome
1 - Sivaldo Donizetti Teodoro
Pontifícia Universidade Católica de Campinas - Programa de Pós-Graduação Estricto Sensu em Sustentabilidade Responsável pela submissão
2 - Orandi Mina Falsarella
Pontifícia Universidade Católica de Campinas - Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Sustentabilidade

Reumo

A participação das pequenas e médias empresas na economia tem aumentado significativamente e para sobreviver de maneira sustentável em sua plenitude, uma empresa deve procurar atender as principais dimensões da sustentabilidade, ou seja, ser sustentável economicamente, ambientalmente e socialmente. Com o surgimento, ainda no final de 2019, da pandemia Covid-19, constatou-se que os pequenos negócios foram fortemente afetados, com o declínio do faturamento, com volume expressivo de fechamento de lojas e empresas e com demissões crescentes de seus empregados que perdura até hoje.
Diante dos desafios que a pandemia de Covid-19 traz à sociedade junto aos pequenos negócios, quais impactos estão sendo observados no contexto econômico, social e ambiental? Assim, o objetivo desse trabalho é buscar na literatura alguns estudos recentemente publicados e analisar os resultados apresentados e os impactos no contexto das dimensões da sustentabilidade.
Ao tratar da capacidade financeira uma empresa consegue sobreviver 23 dias se mantendo com as portas fechadas (SEBRAE, 2018). Com o isolamento social, muitos segmentos da economia foram afetados e alguns sinais foram detectados pelo Sebrae (SEBRAE, 2020) sobre os impactos da pandemia Covid-19 nos pequenos negócios. Quanto ao funcionamento, 3,5% declararam que decidiram fechar suas empresas e 58,9% optaram por paralisar suas operações durante a crise. Apesar dos prejuízos, na dimensão ambiental os sinais apresentam-se positivos, pois foram observadas redução significativa do nível de poluição.
Para desenvolvimento desse trabalho foi utilizada a pesquisa bibliográfica, um procedimento formal que permite descobrir novos fatos e relações Nesse sentido foram utilizados periódicos científicos, livros, referências científicas como o Scielo e google acadêmico e publicações do Sebrae, com pesquisas realizadas pelo conjunto das palavras chave: sustentabilidade; pequenas e médias empresas; e CODIV-19 e, a partir do referencial e do desenvolvimento da revisão da literatura, foi realizada a análise do material coletado.
Severos impactos econômicos são sentidos por seguimentos que não conseguiram continuar atendendo seus clientes, pois, além da sustentabilidade econômica, houve prejuízo considerável para a sustentabilidade social devido ao aumento do desemprego, no entanto, muitas empresas conseguiram ampliar seu negócio, como foi o caso das que atuam com comércio eletrônico e comunicação. A necessidade de distanciamento social fez com que muitos seguimentos mantivessem seus funcionários trabalhando em home office, o que diminuiu a necessidade de transporte, contribuindo com a sustentabilidade ambiental.
A humanidade está diante de um marco histórico e certamente a pandemia da Covid-19 será lembrada como um pesadelo para muitos e oportunidade para outros. Os governos não estavam preparados e o custo social e econômico poderão ser desastrosos. Um novo “normal” se desenha no mundo pós-pandemia. No contexto da sustentabilidade e das suas dimensões, continua-se buscando o equilíbrio entre o econômico, o social e o ambiental, apesar de todas as transformações que estão acontecendo e as que ainda estão por vir.
SEBRAE - Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, Panorama dos Pequenos Negócios no Brasil, 2018. Disponível em: https://m.sebrae.com.br/Sebrae/Portal%20Sebrae/UFs/SP/Pesquisas/Panorama_dos_Pequenos_Negocios_2018_AF.pdf, acessado em 06 de maio de 2020. ______. Impactos e tendências da COVID-19 nos pequenos negócios, 2020. Disponível em: https://www.sebrae.com.br/Sebrae/Portal%20Sebrae/Imagens%20SebraeNA/Pesquisa%20O%20impacto%20do%20Coronav%C3%ADrus%20nos%20pequenos%20neg%C3%B3cios%20-%20Pesquisa%20completa%20%20n%C2%BA2%20(09042020.pdf, Acesso em 06 de maio de 2020.