Resumo

Título do Artigo

GESTÃO UNIVERSITÁRIA SUSTENTAVEL: MAPEAMENTO BIBLIOMÉTRICO
Abrir Arquivo

Tema

Educação e Sustentabilidade

Autores

Nome
1 - JANDMARA DE OLIVEIRA LIMA LIRA
Universidade Federal de Campina Grande - UFCG Responsável pela submissão
2 - Maria de Fátima Martins
Universidade Federal de Campina Grande -

Reumo

Os países pertencentes as Nações Unidas reconhecem que o planeta caminha para o esgotamento de seus recursos, o que pode ser depreendido a partir das declarações constantes na Agenda 2030, ainda vigente. A principal motivação da Agenda 2030 parece ser a promoção de ações que possibilitem um mundo mais justo e sustentável. Diante deste cenário, as instituições universitárias, por meio do ensino, pesquisa e extensão, desempenham um importante papel social. Para isso se faz necessario que a Gestão Universitária esteja alinhada aos princípios da sustentabilidade.
Qual o comportamento das pesquisas acadêmicas ao longo dos anos, quanto a gestão universitária sustentável?
O trabalho esta fundamentado a partir do que foi estabelecido, sobretudo, no ano de 2015,por representantes de diversos países do mundo que reuniram-se na sede das Nações Unidas em Nova York e firmaram um compromisso a partir do documento chamado “Transformando Nosso Mundo”. A Agenda 2030 está aplainada de ideias otimistas para um futuro próximo a ser desenhado em 15 (quinze) anos, ou seja, no período compreendido entre 2015 e 2030 e onde a educação exerce um papel fundamental na implatação dos 17 objetivos do desenvolvimento sustentável.
Este trabalho é um mapeamento bibliométrico e corresponde a uma pesquisa descritiva, realizada a partir da base de dados do Web of Science (WoS). Para fins de análise, os dados obtidos do WoS foram exportados, arquivados e sincronizados com o software CitNetExplorer. A pesquisa está alinhada em quatro etapas: Etapa 1 - Definiçãoo do tema e das palavras-chave; Etapa 2 - Aplicação e refinamento da pesquisa na Web of Science; Etapa 3 - Exportação dos dados para o CitNet Eplorer e elaboração dos gráficos e Etapa 4 - Análise dos resultados.
Os resultados foram analisados a partir das 91 publicações identificadas no Web of Science. É possível observar um crescimento considerável no número de estudos com a temática ao longo dos 14 (quatorze) anos, que vai de 2006 até 2019. O artigo com maior número de citação tem como título “Sustainable University: what can be the matter”. O periódico com maior número de publicações, na área de pesquisa estudada, é o Journal of Cleaner Production. As principais publicações do grupo, como se pode observar, são de Velazquez e Lozano, respectivamente, datam de 2006 e são os autores mais influentes.
Como entidades transformadoras da sociedade, as instituições de ensino superior podem valer-se deste estudo para levantamento de literaturas mais apropriadas ao aperfeiçoamento de suas ações voltadas a sustentabilidade e ainda na composição curricular mais alinhada as novas perspectivas que considerem a formação profissional com nova modelagem, cuja preocupação não é apenas econômica, mas também social e ambiental. Além disso, cabe considerar a necessidade de novas pesquisas no sentido de desenvolver a conscientização dos agentes públicos, seja no âmbito administrativo, quanto acadêmico, a fim
O crescimento numérico de publicações demonstra maior conscientização sobre a importância da sustentabilidade no âmbito e na gestão das instituições de ensino superior. Contudo, a partir da análise aqui apresentada, lacunas de estudos poderão ser identificadas por pesquisadores interessados na temática objeto deste estudo, seja focado na compreensão conceitual e reflexão crítica, seja na construção de estratégias, ferramentas de avaliação e propostas de gestão, ou mesmo no que tange a própria gestão ambiental do contexto das universidades.