Resumo

Título do Artigo

COMPORTAMENTO ECOLOGICAMENTE CONSCIENTE DO CONSUMIDOR EM MEIO À PANDEMIA DA COVID-19
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Tema

Inovação Sustentável e Marketing

Autores

Nome
1 - Henrique Pereira da Silva
Universidade Federal do Ceará - UFC - Programa de Pós-Graduação em Administração e Controladoria - PPAC/UFC Responsável pela submissão
2 - Monique Isabelle de Sousa Nascimento
Universidade Federal do Ceará - UFC - Programa de Pós-Graduação em Administração e Controladoria - UFC
3 - Cláudia Buhamra Abreu Romero
Universidade Federal do Ceará - UFC - Universidade Federal do Ceará

Reumo

A economia global contemporânea está enfrentando uma série de desafios, como o crescimento populacional, o aumento da produção industrial, a poluição atmosférica e o aquecimento global, caracterizados como grandes problemáticas globais provenientes de atitudes e aspectos comportamentais do homem (PR?ŠA; SADÍLEK, 2019). O consumidor e o seu padrão de comportamento de compra estão propensos a transformações que podem se viabilizar em diversos contextos, como os de crises econômicas e sanitárias (SARMENTO; MARQUES; LADERO, 2019).
Este trabalho suscita o seguinte problema de pesquisa: Quais comportamentos ecologicamente conscientes são adotados pelos consumidores na vigência da pandemia da Covid-19? Nesse contexto, o presente trabalho tem como objetivo investigar práticas de consumo ecologicamente consciente adotadas por consumidores, considerando a conjuntura de crise econômica e sanitária desencadeada pela Covid-19.
Ao longo do tempo, o consumidor passou a se preocupar mais com as questões ambientais. Essa preocupação emergiu de uma sucessão de acontecimentos que se intensificaram nas últimas décadas, como o aquecimento global, a poluição (atmosférica, hídrica, do solo), o mau gerenciamento de resíduos sólidos e as mudanças climáticas, fatores que potencializam os problemas ambientais (PARUNG, 2019).
A pesquisa foi realizada por meio de surveys online, entre os dias 14 e 21 de julho de 2020 com 293 consumidores residentes no Estado do Ceará. A amostra da pesquisa é do tipo não probabilística, por conveniência, constituída pela técnica de amostragem bola de neve. Os dados foram coletados de forma online, ou seja, pela internet. O instrumento de pesquisa utilizado consistiu em um modelo adaptado da Escala de Comportamento Ecologicamente Consciente do Consumidor desenvolvida por Roberts (1996).
Para a análise dos resultados, utilizou-se a estatística descritiva. Os dados seguiram as etapas de preparação e codificação, análises descritivas, análise de confiabilidade e análise fatorial exploratória.
Os consumidores apresentaram baixa frequência de consumo sustentável na compra de produtos de limpeza doméstica que causam menos poluição e no consumo consciente de energia elétrica. O consumo sustentável de alimentos orgânicos se demonstrou como um fenômeno bastante frequente durante o período de quarentena, o que fez com que os resultados empíricos da pesquisa corroborassem com estudos desenvolvidos ainda na vigência da pandemia, que refletem uma mudança comportamental significativa no consumo de alimentos orgânicos durante o período pandêmico.
PR?ŠA, P.; SADÍLEK, T. Green consumer behavior: the case of Czech generation Y consumers. Social Marketing Quarterly, v. 25, n. 4, p. 243–255, 2019. ROBERTS, J. A. Green consumers in the 1990s: profile and implications for advertising. Journal of Business Research, v. 36, p. 217-231, 1996. SARMENTO, M.; MARQUES, S.; LADERO, M. G. Consumption dynamics during recession and recovery: a learning journey. Journal of Retailing and Consumer Services. v. 50, p. 226-234, 2019.