Resumo

Título do Artigo

PERCEPÇÃO E CONSCIÊNCIA AMBIENTAL DOS ACADÊMICOS DO CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE - UNIFEBE
Abrir Arquivo

Tema

Educação e Sustentabilidade

Autores

Nome
1 - Maiara Victorino
-
2 - Tamily Roedel
Universidade do Vale do Itajaí - Universidade do Vale do Itajaí Responsável pela submissão

Reumo

O estudo da percepção ambiental é fundamental para compreender as interrelações entre o homem e o meio ambiente. Se as ações do homem alteram e degradam os ecossistemas naturais, fazendo com que se tornem menos produtivos no futuro, elas não são sustentáveis. Pela percepção ambiental, é possível visualizar a realidade em que se vive, adquirir hábitos de forma a buscar melhorias para o meio ambiente. É de extrema relevância conhecer os problemas ambientais de acordo com a opinião dos entrevistados, e compreender como projetos da UNIFEBE são vistos pela comunidade acadêmica.
O problema desta pesquisa é: Como está a percepção ambiental dos acadêmicos da UNIFEBE? O objetivo geral deste artigo foi diagnosticar a percepção ambiental dos acadêmicos do Centro Universitário de Brusque - UNIFEBE, para tanto, elaboraram-se outros objetivos específicos: descrever o perfil dos acadêmicos entrevistados; fazer o levantamento dos problemas ambientais nos municípios dos entrevistados; identificar os projetos e ações ambientais; verificar o nível de consciência ambiental entre os cursos de graduação da UNIFEBE; entre outros.
Para Del Rio e Oliveira (1996) a percepção como processo mental de relação de um indivíduo com o meio ambiente, se dá através da capacidade de perceber estímulos externos e também estímulos cognitivos, adquirindo-se novos conhecimentos. De acordo com Cunha (2005) a percepção ambiental está relacionada de uma certa maneira a atitude do indivíduo, sendo seletiva, antecipadora e exploratória, construída através do ato de se perceber alguma coisa, não apenas por sensações.
A pesquisa classifica-se como exploratória, descritiva e possui uma abordagem quantitativa. O instrumento usado para a coleta de dados foi um questionário com 21 perguntas, divididas entre objetivas e subjetivas.
Através das informações coletadas observou-se que 55,58% dos acadêmicos entrevistados eram do sexo feminino, sendo que 54,1% tinham idades entre 20 e 25 anos. A maior parte dos entrevistados era do curso de Ciências Contábeis, e estava na 6ª fase. Apenas 10,35% dos acadêmicos acreditam que a população tem consciência ambiental, 49,40% não sabiam dizer se a UNIFEBE apresentava problemas ambientais; e 65,54% não sabiam destacar projetos ambientais da Instituição.
Através destes resultados, verificou-se que os projetos da Instituição precisam ser mais divulgados entre a comunidade acadêmica. A questão ambiental é algo primordial nos dias de hoje, pois envolve a sobrevivência da espécie humana, e nada melhor do que começar dentro de um espaço acadêmico.
CUNHA, T. S. Diagnóstico de percepção ambiental dos alunos formandos dos cursos de graduação da universidade regional de Blumenau. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso, Universidade Regional de Blumenau - FURB, Blumenau, 2005. DEL RIO, Vicente del; OLIVEIRA, Lívia de. Percepção ambiental: a experiência brasileira. São Carlos: Universidade Federal de São Carlos - UFSCar, 1996.