Resumo

Título do Artigo

ATUAÇÃO DA FUNDAÇÃO FÉ E ALEGRIA EM UMA METRÓPOLE BRASILEIRA E A INCORPORAÇÃO DOS OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL COM IMPACTOS EM SUA AÇÃO EDUCATIVA
Abrir Arquivo

Tema

Educação e Sustentabilidade

Autores

Nome
1 - Cledinei Clovis de Melo Cavalheiro
Universidade do Vale do Itajai - Itajai
2 - Suzete Antonieta LIzote
Universidade do Vale do Itajai - Itajai Responsável pela submissão
3 - Daiane Johann
Universidade do Vale do Itajai - Itajai
4 - Alessandraa Yula Tutida
Universidade do Vale do Itajai - Itajai
5 - Claudia Silva Ribeiro Alves
Universidade do Vale do Itajai - Itajai

Reumo

No Brasil, quando se aborda sobre as desigualdades sociais e ambientais, é preciso levar em consideração que elas estão presentes como parte de uma herança colonial que impactou no crescimento econômico e na dimensão da educação, entendida como uma oportunidade para o combate das desigualdades sociais e a efetivação dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. A literatura ressalta a importância de promover propostas que impactem nas práticas educativas e incluam experiências focadas em assuntos locais da comunidade, para, assim, encorajar a participação dos alunos.
Esta pesquisa foi elaborada com base em observação e análise das açoes desenvolvidas pela Fundação Fé e Alegria do Brasil, em sua unidade instalada Santa Catarina. A pesquisa buscou responder: Quais Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável (ODS) estão incorporados às práticas educacionais desenvolvidas pela FYA? Como objetivo geral, buscou-se identificar quais ODS estão incorporados aos projetos educacionais promovidos pela FYA em SC.
A literatura recente sobre as ações educacionais voltadas ao meio ambiente, partem dos estudos e problematizações feitos por autores como Mayor (1998); Cavalieri (2010); Menezes e Minillo (2017); Silveira, Nascimento e Riboldi (2018); Lawson et al. (2019); Sá-Pinto et al. (2019); Marques, Santos e Aragão (2020), analisados de forma comparativa com os Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável – ONU publicados em documento que versa sobre a AGENDA 2030 (2018).
A pesquisa teve natureza qualitativa e descritiva, sendo realizada por meio de um estudo de caso. Os dados primários foram obtidos através de entrevistas e questionários, com perguntas abertas e fechadas, aplicadas a três gestores de áreas administrativa e pedagógica, lotados na unidade da Fundação Fé e Alegria (FYA), localizada em Palhoça/SC. Também foram realizadas observações in loco. De forma complementar, realizou-se a coleta de dados secundários, obtidos por meio da leitura e análise documentos institucionais e relatórios da organização.
Os resultados indicam, na Fundação analisada, dos 17 Objetivos propostos pela ONU, quatro deles estão de forma plena incorporados às ações socioambientais que impactam na formação da comunidade educativa. No que diz respeito às lacunas encontradas um problemas identificado é a necessidade de políticas públicas contemplando aporte financeiro para intensificar as práticas educacionais das Organizações do Terceiro Setor. Somado a isto, merece especial destaque a necessidade de se aplicar às ações educativas ao que preceituam as ODS, para que, assim, sejam efetivamente cumpridas.
O resultado final foi a implementação de um projeto, de longo prazo, com o intuito de assegurar que os alunos da educação infantil e contraturno, bem como com toda a comunidade atendida pela FYA assumam a responsabilidade por ações ligadas ao Desenvolvimento Sustentável, em especial, as que versem sobre o meio ambiente, conscientização ambiental, responsabilidade social, geração de emprego e renda e educação para vida. O estudo deixou clara, ainda, a necessidade de ampliar as investigações sobre o papel dos empreendimentos socioambientais, realizados por Organizações do Terceiro Setor.
AGENDA 2030. Objetivos de desenvolvimento sustentável. Disponível em: http://www.mds.gov.br/webarquivos/publicacao/Brasil_Amigo_Pesso_Idosa/Agenda2030.pdf. Acesso em: ago. 2019. LAWSON, D. F.; et al. Children can foster climate change concern among their parents. Nature Climate Change 9: 498-462, 2019. MAYOR, F. Preparar um futuro viável: ensino superior e desenvolvimento sustentável. In: Conferência mundial sobre o ensino superior. Tendências de educação superior para o século XXI. Anais da Conferência Mundial do Ensino Superior. Paris: 1998.