Resumo

Título do Artigo

O IMPACTO DO COVID 19 NOS PROCESSOS DE DISTRIBUIÇÃO, O CASO DAS EMPRESAS TÊXTEIS DA REGIÃO METROPOLITANA DE LIMA NO PERU
Abrir Arquivo

Tema

Estratégia para a Sustentabilidade

Autores

Nome
1 - Gianni Arnold Pasache Bolo
Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS - Administração Responsável pela submissão

Reumo

Este artigo realiza uma análise do impacto do COVID 19 nos processos estratégicos e operacionais de distribuição de empresas do setor têxtil na região metropolitana de Lima - Peru. O novo coronavírus (COVID 19) gerou mudanças nos mercados internacionais, estratégias e operações das empresas. Por exemplo, um dos países mais afetados pelo coronavírus do mundo no âmbito econômico e social foi o Peru, segundo país mais afetado de América do Sul (Johns Hopkins University, 2020).
Esta pesquisa tem por objetivo compreender a influência do Covid 19 nos processos de distribuição dos produtos do setor têxtil na região metropolitana de Lima, a capital do Peru.
Arbache (2015) agrega que a logística é importante porque é capaz de auxiliar as empresas e organizações na agregação e criação de valor ao cliente. Nascimento et al (2006) citam que uma das fases da ferramenta ecodesing é a fase de distribuição, nesta fase existem processos que consomem energia e materiais como a embalagem, o transporte e armazenamento. Nielsen (2020), ele demonstra seis mudanças no comportamento do consumidor no Covid 19.
O método usado foi uma pesquisa qualitativa e exploratória com apoio da coleta de dados primários e secundários. Para identificar o impacto da pandemia atual, foram utilizados indicadores das estratégias de distribuição: armazenamento, transporte e embalagem da mercadoria. Em relação ao nível de impacto nos processos de operação foi utilizado: os tempos de entrega, a eficiência do sistema de transporte, os níveis de custos e preços de distribuição, a capacidade de entrega das empresas e as áreas geográficas de entrega.
Os principais resultados da pesquisa mostram um impacto da pandemia nos processos de distribuição estratégica e de operação. Ocorreu também impacto positivo, estabelecido principalmente pela manutenção da segurança e proteção dos operários das empresas. Neste contexto, os processos são mais burocráticos e estão ordenados, o que gerou a necessidade de mais tempo, esforço e custos para o cumprimento dos protocolos das empresas tanto fornecedoras como clientes. O setor sofreu uma diminuição da demanda que resultou na redução dos níveis de produção em 25.3% para a manufatura têxtil (INEI, 2020).
A pandemia tem um impacto positivo na atenção à saúde e proteção dos trabalhadores. Ocorreu uma diversificação dos produtos nas empresas. No entanto, foi gerado um impacto negativo nos indicadores de eficiência do sistema de distribuição e custos logísticos.
Beamon, B. M. (1998). Supply chain design and analysis: Models and methods. International Journal of Production Economics, 55(3), 281-294. https://doi.org/10.1016/S0925-5273(98)00079-6 INEI (2020). Recuperado o 16 de agosto de 2020, de https://www.inei.gob.pe/media/MenuRecursivo/boletines/08-informe-tecnico-n08_produccion-nacional-jun-2020.pdf Ministerio de Producción. (2020). PROTOCOLO SECTOR TEXTIL CONFECCONES. 25. NASCIMENTO, Luis Felipe Machado do; VENZKE, Claudio Senna. Ecodesign. In: DEMAJOROVIC, Jacques e VILELA Jr., Alcir. (Org.). Abordagens e Ferramentas de Gestão Ambiental nas Org