Resumo

Título do Artigo

SUSTENTABILIDADE EM UMA ORGANIZAÇÃO – ESTUDO DE CASO EM UMA MULTINACIONAL BRASILEIRA DO SETOR ALIMENTÍCIO
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Tema

Estratégia para a Sustentabilidade

Autores

Nome
1 - Debora Brito dos Santos
Fatec Zona Leste - Fatec Zona Leste
2 - Victor Moreira Baptiston
Fatec Zona Leste - Zona Leste
3 - Renata Elaine Bassi
Fundação Universidade Virtual do Estado de São Paulo - Responsável pela submissão
4 - José Abel Andrade Baptista
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Reumo

Até pouco tempo atrás pouco se existia a preocupação com as questões ambientais. As empresas tinham como seu propósito de produzirem sem terem a preocupação relacionadas ao meio ambiente, cujo o único objetivo era o lucro. O crescimento da população e o aumento da industrialização amadurece a preocupação com a ecologia e o meio ambiente, todavia, uma das principais condições é a reciclagem de resíduos sólidos (BALLOU, 1993).
Com o aumento da população e o crescimento da produção, os recursos naturais se tornam escassos em determinadas localidades. Como tornar a produção mais limpa, com a reutilização dos insumos e o reduzir o descarte de insumos? O objetivo deste artigo é abordar como uma grande indústria de alimentos, lida sobre a conscientização da sustentabilidade em seu processo para a preservação do meio ambiente.
Para Lima et al. (2019) a sustentabilidade busca garantir que as ações e decisões executadas no presente que não impossibilite a existência futura da organização. O sucesso de uma empresa deve se ponderar como parte das medidas de desempenho proveitos ao meio ambiente e à sociedade. O triple bottom line é uma maneira de incentivar as empresas de se tornar sustentáveis, responsáveis social e ambientalmente (NEVES e SALGADO, 2017). A logística reversa conquista importância econômica, legal, ambiental e de competitividade, sendo um método para obtenção da sustentabilidade.
Para o desenvolvimento desse trabalho acadêmico utilizamos diversas pesquisas bibliográficas com base em livros, artigos e sites. Além disso tivemos acesso ao relatório da empresa estudada contribuiu muito para o nosso estudo de caso.
A Companhia Multinacional é uma empresa com 86 anos de existência, 100% brasileira, presente em mais de 130 países. É uma empresa de alimentos, cujo segmento de atuação é embutido, frio, congelado, margarinas, comemorativos, in natura, pets e ingredientes. Em 2019, no Brasil eram 34 plantas com 21 Centros de Distribuição e 88.028 colaboradores. Sendo que as políticas e diretrizes de Sustentabilidade estão presentes na Companhia desde 2000. Em 2019 a empresa retornou ao Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da B3, Bolsa de Valores Brasileira.
Prova demonstrada nos resultados da empresa estudada, os anos que tiveram maior investimentos refletiram em resultados melhores em relação a águas de reuso, mesmo tendo conseguido em uma unidade índice de 100% de reuso. Deve haver sempre um comprometimento das empresas em busca de novas soluções a fim de se fazer o uso de cada vez menos de recursos naturais e a reutilização dos resíduos do processo produtivo.
BALLOU, R. Logística empresarial: transporte, administração de materiais e distribuição física. São Paulo: Atlas, 1993. NEVES, F. O; SALGADO, E. G. Atuação do Triple Bottom Line sobre a Produção Industrial Brasileira. 6º International Worshop Advances in Cleaner Production, 2017.