Resumo

Título do Artigo

ORIENTAÇÃO EMPREENDEDORA EM EMPREENDIMENTOS SOCIAIS BRASILEIROS DA REDE ASHOKA
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Tema

Empreendedorismo e Negócios de Impacto

Autores

Nome
1 - Suzete Antonieta LIzote
Universidade do Vale do Itajai - Itajai Responsável pela submissão
2 - Djeison Siedschlag
Universidade do Vale do Itajai - Itajai
3 - Diego Hernando Florez Ayala
Universidade do Vale do Itajai - Itajai
4 - Cledinei Clovis de Melo Cavalheiro
Universidade do Vale do Itajai - Itajai

Reumo

Diversos autores têm sugerido que a orientação empreendedora (OE) pode influenciar positivamente a performance de uma entidade, Neste estudo, esse fenômeno será observado no contexto dos negócios sociais, um novo campo de pesquisa do empreendedorismo social que está evoluindo, apresentando diferentes influências conceituais, abrangência e nomenclaturas e que possui como missão principal atrelar a minimização dos problemas sociais, geração de impacto social e sustentabilidade financeira do negócio. Visto que os negócios sociais são um campo de estudo que precisa ser desenvolvido
Este estudo buscou resposta ao seguinte questionamento: Quais são as características da orientação empreendedora presentes em empreendimentos sociais? Para tanto, foi realizado o estudo com quatro casos de sucesso do empreendedorismo social das pequenas e médias empresas (PMEs) no Brasil, especificamente os empreendedores da rede Ashoka com o objetivo geral de identificar as características da orientação empreendedora presentes em empreendimentos sociais.
Os empreendedores sociais são agentes cuja visão está nas mudanças sociais, promovidas pela utilização de ferramentas de gestão, de inovação e, habilidades características determinação, liderança, envolvimento para realizar ações com valor social e que resultem em um alto impacto em toda uma população (Kedmenec, D´amário, & Comini, 2020). Dess, Lumpkin e Covin (1997) afirmam que, para competir neste ambiente, adotar uma abordagem empreendedora na elaboração de estratégias torna-se um fator essencial para o sucesso das empresas. Tal abordagem também foi definida como orientação empreendedora.
Trata-se de uma pesquisa descritiva e qualitativa, utilizando-se da análise documental para a coleta dos dados. A partir do modelo conceitual de Carmona, Martens e Freitas (2018), para caracterizar a orientação empreendedora, foi realizado um estudo com quatro casos de sucesso do empreendedorismo social das pequenas e médias empresas no Brasil, especificamente, dos empreendedores da rede Ashoka.
Os resultados dos negócios sociais podem ser analisados pelo gerenciamento empreendedor, também chamado de OE, no qual a gestão está refletida nos processos organizacionais, métodos e estilos que uma organização adota para ser empreendedora O empreendedorismo social é relacionado por Van der Have e Rubalcaba (2016), à criatividade e à propensão de criar algo, envolvendo a motivação para superar obstáculos, propensão por aceitar riscos e desejo de elevação pessoal em qualquer objetivo a ser alcançado. Nesta perspectiva, os casos analisados corroboram com esta afirmação.
As características da orientação empreendedora que estão presente em todos os empreendimentos foram a criação de valor social que é a busca por qualidade de vida e a autoestima das comunidades e a satisfação de múltiplos stakeholders, que refere-se às partes interessadas paras as quais as expectativas sobre o negócio ultrapassam a preocupação apenas com o desempenho financeiro, buscando outros retornos como a sustentabilidade econômica, social e ambiental.
Carmona, V. C., Martens, C. D. P., & Freitas, H. M. R. (2018). Um modelo conceitual para a caracterização da orientação empreendedora em contexto social. Revista Ibero-Americana de Estratégia, 17(4), 55-70. Van der Have, R. P., & Rubalcaba, L. (2016). Social innovation research: an emerging area of innovation studies? Research Policy, 45(9), 1923- 1935.