Resumo

Título do Artigo

Empreendedorismo Social como agente na intermediação da Inovação Social em empresas
Abrir Arquivo

Tema

Empreendedorismo e Negócios de Impacto

Autores

Nome
1 - Nathan Pedroni de Oliveira
Universidade Feevale - Universidade Feevale
2 - Paola Schmitt Figueiró
Universidade Feevale - Responsável pela submissão
3 - ANA CLARA APARECIDA ALVES DE SOUZA
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) - Escola de Negócios

Reumo

Estima-se que 54 milhões de brasileiros vivem abaixo da linha da pobreza, com menos de R$ 406,00 por mês (IBGE, 2019). Os efeitos disso requerem uma nova visão, porém não há como buscar novas formas se a lente utilizada continua sendo a mesma. O empreendedorismo tem um papel central nessa perspectiva de mudança. Trata-se de ampliar o campo de visão para que os negócios atendam não somente as necessidades financeiras, mas também aquelas de ordem social e ambiental (ÁSSIMOS, 2019). Nesta perspectiva, a Inovação Social surge como uma alternativa de futuro melhor para todos (BIGNETTI, 2011).
Busca-se responder a seguinte questão: Como um empreendimento social atua sendo agente intermediário na proposição de inovações sociais em empresas convencionais? A pesquisa tem como objetivo analisar de que maneira um empreendimento social atua como um agente intermediário ao desenvolver projetos para empresas convencionais que desejam promover a inovação social.
A sociedade está em profunda reflexão sobre a concepção do que realmente é desenvolvimento. Assim, surgem as iniciativas empreendedoras, que são um dos meios de fomento ao desenvolvimento. As organizações sociais não estão ligadas apenas ao retorno econômico-financeiro, buscam a criação de valores sociais, como a generosidade, fortalecimento dos laços afetivos, inclusão, etc. (BARBOSA et al., 2019). A inovação social pode ser vista como caminho para maior abertura de perspectivas empreendedoras, reconhecida como uma interrupção no modo de pensar tradicional (ANDRÉ e ABREU, 2006).
Foi realizado um estudo de caso, com abordagem qualitativa. O caso analisado foi a Smile Flame, um negócio social localizado na cidade de Porto Alegre/RS. O foco da pesquisa é a metodologia de trabalho da empresa, que a tornou um agente de promoção da inovação social em outras empresas. Foram realizadas três entrevistas com a equipe da empresa responsável pela captação e desenvolvimento dos projetos. Além disso, foi realizada observação participante e acesso a dados secundários, permitindo a triangulação de dados.
Entende-se que a organização possui foco na criação de um elo entre o cliente e o seu público, fortalecido por meio do propósito. Compreende-se a Smile Flame enquanto empreendimento social, tendo em vista que os projetos contratados por outras organizações são pensados na criação de impacto positivo, permitindo o combate a problemas sociais. O modelo aplicado evolui de maneira orgânica e as interações entre os envolvidos no projeto podem gerar inovação social. É possível reconhecer um esforço de levar às empresas convencionais alternativas para que busquem formas sociais inovadoras.
Devido à intensidade com a qual as empresas vêm sendo obrigadas a indicar como têm atuado considerando aspectos sociais e ambientais, para além dos estritamente econômicos, surgem terminologias como inovação social, destacada nesta pesquisa. Nesse sentido, surgem empreendimentos sociais que buscam, justamente, atuar nessa intermediação, levando empresas convencionais a conhecerem e se engajarem em proposições socialmente inovadoras. A Smile Flame pode ser compreendida como um empreendimento social que atua na intermediação do desafio enfrentado por estas empresas.
ANDRÉ, I.; ABREU, A. Dimensões e espaços da inovação social. Finisterra, v. 41, n. 81, 2006. ÁSSIMOS, B. M. A Pesquisa Transformativa do Consumidor Como Fonte de Oportunidade para o Empreendedorismo Social: Reflexões Teóricas e uma Proposta Prática. In: XLIII ENCONTRO DA ANPAD - ENANPAD 2019, 43, 2019, São Paulo. Anais [...], São Paulo, 2019. BARBOSA, F. V. et al. Inovação Social e Empreendedorismo: O caso do Projeto Incluir. In: XLIII ENCONTRO DA ANPAD - ENANPAD 2019, 43, 2019, São Paulo. Anais [...], São Paulo, 2019.