Resumo

Título do Artigo

RESPONSABILIDADE SOCIAL UNIVERSITÁRIA: UMA ANÁLISE DAS AÇÕES REPORTADAS NOS PDI’S E SUA DIVULGAÇÃO NOS PORTAIS ELETRÔNICOS DE UNIVERSIDADES FEDERAIS BRASILEIRAS.
Abrir Arquivo

Tema

Educação e Sustentabilidade

Autores

Nome
1 - Andrezza Medeiros Bayma Barbosa
Universidade Federal do Ceará - UFC - Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade - FEAAC
2 - CARLOS ADRIANO SANTOS GOMES GORDIANO
Universidade Federal do Ceará - FEAAC - MESTRADO PROFISSIONAL EM ADMINISTRAÇÃO E CONTROLADORIA Responsável pela submissão
3 - Sandra Maria dos Santos
Universidade Federal do Ceará - UFC - Universidade Federal do Ceará
4 - Suzete Suzana Rocha Pitombeira
Universidade Federal do Ceará - UFC - FEAAC
5 - José Renato Sena Oliveira
-

Reumo

As universidades possuem um papel fundamental na criação de conhecimento, formação profissional e cidadã em atenção a demandas da sociedade, inclusive aquelas do campo da responsabilidade social e ambiental. Sendo assim, surgiu o termo Responsabilidade Social Universitária (RSU), que foi reforçado com a criação do SINAES, processo avaliativo essencial na regulamentação das Instituições de Ensino Superior (IES) e que, dentre as suas 10 dimensões, destacam-se a “Responsabilidade Social da IES” e a “Comunicação com a sociedade”, espaços de conexão com o campo da RSU.
Quais ações de Responsabilidade Social Universitária estão presentes no PDI de cada universidade federal brasileira e são comunicadas em seus portais institucionais? Objetivo Geral: Investigar quais ações de Responsabilidade Social Universitária são publicadas no PDI das universidades federais brasileiras e comunicadas nos seus portais institucionais; Específicos: Discutir a RSU, dentro da perspectiva do SINAES; identificar as propostas de RSU apresentadas nos PDIs das Universidades Federais; e comparar as ações de RSU, presentes nos PDIs, e comunicadas nos portais eletrônicos institucionais.
A Responsabilidade Social Universitária surge em debates fomentados nessas instituições a partir de questionamentos sobre o contexto universidade-sociedade (BARROS; FREIRE, 2011). Para Chicharro, Carrillo e Rosa (2005) sua definição se dá a partir da análise, gestão e controle dos impactos causados pelas universidades enquanto organização (CHICHARRO, CARRILLO E ROSA, 2015). Assim, para a adoção de uma gestão universitária baseada na prática de RSU, é necessário que elas compreendam a sua cultura e modele as estratégias de modo a alinhar ideais, práticas socioambientais (SILVA, 2015).
Realizou-se uma pesquisa de natureza qualitativa, de abordagem descritiva. A amostra contemplou 21 universidades federais cujo PDI estava disponível no Portal Eletrônico e que possui vigência até o ano de 2020. A partir dos documentos coletados, procedeu-se à análise de conteúdo, em atenção ao modelo proposto por Bardin (2011), que prevê três fases fundamentais: a) Pré-análise dos dados; b) Exploração do material; e c) Tratamento dos resultados obtidos e interpretação, com reiteradas visitas aos portais institucionais de cada uma das universidades pesquisadas.
As ações de maior destaque nos PDIs e encontradas em seus portais são de cunho social e ambiental relacionadas a práticas de inclusão de etnias, acessibilidade para pessoas com deficiência, atividades de assistências estudantil; e ao desenvolvimento de planos de sustentabilidade, conscientização e criação de projetos para reutilizar a água, o esgoto, tratar resíduos químicos e biológicos, reciclagem. Percebeu-se que são divulgadas mais ações nos portais das universidades do que há em seus PDI, todavia nem todas as ações presentes no PDI foram encontradas nos portais.
Os resultados indicaram baixa aderência de divulgação de ações de RSU atreladas ao PDI, por meio dos portais eletrônicos institucionais das universidades e sua recorrência se dá eminentemente no campo ações de natureza social e ambiental, tais como os programas de acesso à universidade para minorias e o desenvolvimento de tecnologias para reduzir impactos da poluição, por exemplo. A limitação do estudo se deu pela restrição aos dados divulgados pelas IES. Sugere-se ampliar as pesquisas de RSU relativas aos efeitos da divulgação junto à sociedade.
BALL, A.. BEBBINGTON, J. Accounting and Reporting for Sustainable Development in Public Service Organizations: issues and emerging directions. Public Money and Management, v.28, n.6, p.323-325, 2008. CHICHARRO, N. CARRILLO, I. A. ROSA, C. Pontones. Responsabilidad Social Universitaria: estudio empírico sobre la fiabilidad de un conjunto de indicadores de Gobierno Corporativo. Revista Innovar, v.25, n.58, p.91-103, outubro, 2015. SILVA, I. A. da. Responsabilidade Social Universitária, qualidade e pertinência social: desafios à gestão. Revista Diálogo, n. 29, p. 9 – 28, ago. 2015