Resumo

Título do Artigo

DIMENSÕES DE GOVERNANÇA NAS AÇÕES DE RESPONSABILIDADE SOCIAL DESENVOLVIDAS PELO SESI/CE NA PANDEMIA DE COVID-19
Abrir Arquivo

Tema

Governança e Sustentabilidade em Organizações

Autores

Nome
1 - Ana Paula Nobre de Lucena Wolter
Universidade Federal do Ceará - UFC - Universidade Federal do Ceará - UFC
2 - Ruth Carvalho de Santana Pinho
Universidade Federal do Ceará - UFC - Universidade Federal do Ceará
3 - Cicero Philip Soares do Nascimento
Universidade Federal do Ceará - UFC - Universidade Federal do Ceará Responsável pela submissão
4 - Kassandra Maria de Araújo Morais
Universidade Federal do Ceará - UFC - Especialização em Administração da Qualidade
5 - Veridiana Grotti de Soárez
Universidade Paulista - UNIP - Universidade Paulista - UNIP

Reumo

A Governança Corporativa está sedimentada em princípios que visam salvaguardar os interesses de todas as partes, e encontra na responsabilidade social, uma atividade contígua aos seus propósitos. Neste contexto, o Serviço Social da Indústria (SESI), possui regulamento com ações voltadas à contribuição para o bem estar social dos trabalhadores da indústria e melhoria da qualidade de vida do país, observado em projetos que podem ser analisados sob o ponto de vista das práticas de governança e responsabilidade social, objeto de estudo da presente pesquisa.
O estudo está ancorado na seguinte questão de pesquisa: Quais as dimensões de Governança presentes nas ações de responsabilidade social desenvolvidas pelo SESI/CE durante a pandemia da COVID-19? Por conseguinte, este estudo tem o objetivo geral de analisar as dimensões de Governança presentes nas ações de responsabilidade social desenvolvidas pelo SESI/CE durante a pandemia da COVID-19.
A Governança Corporativa, ancorada na Teoria da Agência (BERLE; MEANS, 1932; COASE, 1937) procura reduzir a assimetria informacional e problemas de agência (ALCHIAN; DEMSETZ, 1972; JENSEN; MECKLING, 1976; MALLIN, 2013; MORETTI; KLANN, 2017). O aprimoramento das práticas organizacionais considera aspectos como responsabilidade social, governança corporativa, gestão ambiental e sustentabilidade (CRISÓSTOMO; CARNEIRO; GOMES, 2018). Com efeito, a governança relaciona-se à responsabilidade social corporativa (LUCA et al. 2019), vínculo observado nas ações de combate à pandemia de COVID19.
Quanto à natureza, realizou-se uma pesquisa de natureza qualitativa. Quanto aos procedimentos técnicos, considerando a natureza da investigação que se desenvolveu, foi utilizada, preponderantemente, a pesquisa documental, além da pesquisa bibliográfica. Adicionalmente, foram realizadas entrevistas abertas com colaboradores envolvidos no Projeto de Manejo Clínico da COVID-19 do Departamento Regional Ceará do SESI.
Na atual conjuntura da pandemia COVID-19, a busca pela minimização do problema, a preocupação com a saúde e com o atendimento da sociedade foram motivos que levaram a Governança do SESI/CE a implantar o Projeto Manejo Clínico da COVID-19. A observância aos princípios da transparência, prestação de contas, equidade e responsabilidade corporativa nas deliberações acerca do Projeto reforça a estrutura de Governança apresentada no Relatório de Gestão, e ressalta que essas dimensões de Governança são indispensáveis não somente ao contexto da COVID-19, mas também para a continuidade da entidade.
Conclui-se que no Projeto Manejo Clínico da COVID-19 do SESI/CE estão presentes as dimensões Estratégia, Controle, Liderança às quais estão associadas às práticas de accountability, de transparência, responsabilidade corporativa, e equidade, o que assegura a complementaridade entre Governança e Responsabilidade Social. Esses resultados confirmam que governança e responsabilidade social estabelecem relações entre si acerca do desempenho e aprimoramento das práticas das organizações, continuidade do negócio e comportamento ético diante dos stakeholders.
COASE, R. H. The nature of the firm. Economica, Oxford, n. 4, p. 386-405, 1937. JENSEN M. C.; MECKLING, W. H. Theory of the firm: Managerial behavior, agency cost, and ownership structure.In: Journal os Financial Economics. 1976. p. 305-360. LUCA, J. M.; GÓIS, A. D.; LUCA, M. M. M.; MEDEIROS, J. T. Efeito da Responsabilidade Social Corporativa e da Governança Corporativa no Desempenho Empresarial no Setor de Saúde. Revista de Administração Hospitalar e Inovação em Saúde, v. 16, n. 4, p. 63-83, 2019. MALLIN, C. A. Corporate governance. 4th ed. Oxford-UK: Oxford University Press, 2013.