Resumo

Título do Artigo

Análise do Modelo de Excelência da Gestão com foco no fundamento desenvolvimento sustentável: Estudo de caso em uma empresa de pequeno porte
Abrir Arquivo

Tema

Estratégia para a Sustentabilidade

Autores

Nome
1 - Natália Machado da Silva
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAIBA - UFPB - UFPB Responsável pela submissão
2 - Sandra Naomi Morioka
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAIBA - UFPB - Departamento de Engenharia de Produção

Reumo

A estruturação de práticas sustentáveis já é uma realidade para as pequenas empresas. As organizações começaram a entender e adotar um equilíbrio entre economia, sociedade e meio ambiente para promover a sustentabilidade do negócio e da sociedade em geral (NAKRUANG; DONKWA; SUVITTAWAT, 2020). Porém, na maioria delas, as práticas são informais e não são incorporadas nas estratégias do negócio (PREUSS; PERSCHKE, 2010), tornando-se um desafio a sua implementação. Nessa perspectiva, os modelos de referência podem apoiar a sustentabilidade corporativa por meio de seus processos.
Considerando o desafio das empresas na implementação de práticas nas dimensões econômicas, sociais e ambientais, o presente estudo tem como objetivo analisar a implementação dos processos do Modelo de Excelência da Gestão (MEG) da 21ª edição do fundamento desenvolvimento sustentável em uma empresa de pequeno porte.
De acordo com a Comissão Mundial da Organização das Nações Unidas para o Meio Ambiente e Desenvolvimento (WCED, 1987), “desenvolvimento sustentável é satisfazer as necessidades do presente sem comprometer a capacidade de futuras gerações para satisfazer as suas necessidades”. Para auxiliar na implementação das práticas de gestão nas organizações, a Fundação Nacional da Qualidade (FNQ) criou o Modelo de Excelência da Gestão (MEG) que é composto de fundamentos, sendo um deles o fundamento desenvolvimento sustentável que contém processos econômicos, ambientais e sociais.
De acordo com o objetivo de pesquisa, foi utilizada a metodologia de estudo de caso em uma empresa de pequeno porte. Para a obtenção dos resultados, foram realizadas entrevistas com os colaboradores, observação direta e análise do relatório de avaliação da gestão da empresa, a fim de identificar ações de melhorias para os processos do fundamento desenvolvimento sustentável.
O nível de maturidade do fundamento desenvolvimento sustentável da empresa analisada é de 16,70%. Diante desse resultado, são propostas ações que podem ser implementadas pela empresa com base em cada processo, sendo eles: Definição dos requisitos de desempenho econômico-financeiro; Elaboração do orçamento quanto às receitas, despesas e investimentos; Acompanhamento econômico-financeiro (fluxo de caixa); Monitoramento dos requisitos de desempenho ambiental; Monitoramento dos requisitos de desempenho social; Estimulo ao voluntariado.
Diante dos resultados apresentados, conclui-se que a efetiva implementação das ações em cada processo do fundamento desenvolvimento sustentável dependerá diretamente de um bom planejamento, execução, controle e aprendizado dos processos. Assim, trabalhos futuros podem abordar a efetividade das ações implementadas por meio dos resultados gerados, podendo se dá a partir da análise do relatório de uma segunda avaliação da gestão da empresa com base no MEG.
FUNDAÇÃO NACIONAL DA QUALIDADE. Guia de referência de excelência da gestão. São Paulo, 2016. NAKRUANG, D.; DONKWA, K.; SUVITTAWAT, A. The causal factors influencing corporate sustainability performance: case of community SMEs in three southern border provinces, Thailand. Entrepreneurship and Sustainability Issues, v. 7, n. 3, p. 1459–1471, 30 mar. 2020. WCED. Our Common Future: Report of the World Commission on Environment and Development. United Nations Commission, v. 4, n. 1, p. 300, 1987.