Resumo

Título do Artigo

ANÁLISE DO DESEMPENHO SOCIAL DAS EMPRESAS LISTADAS NO ÍNDICE DE SUSTENTABILIDADE EMPRESARIAL (ISE) EM 2019
Abrir Arquivo

Tema

Comunicação, Indicadores e Modelos de Mensuração da Sustentabilidade

Autores

Nome
1 - Mariana Pinheiro Aguiar
Universidade Federal do Ceará - UFC - Universidade Federal do Ceará - Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade -FEAAC Responsável pela submissão
2 - CELIA MARIA BRAGA CARNEIRO
Universidade Federal do Ceará - FEAAC

Reumo

No atual cenário de mudanças e catástrofes ambientais, esgotamento dos recursos naturais e crise econômica, as entidades percebem a importância das relações éticas com os stakeholders e integram a sustentabilidade à estratégia da empresa. Nesse sentido, emerge a polêmica entre desempenho econômico e desempenho sustentável. No presente estudo, a sustentabilidade é analisada na dimensão social sob a perspectiva da reputação corporativa e de sua influência no desempenho superior e persistente das empresas, fundamentada na teoria da legitimidade.
O problema: Qual o Nível de Desempenho Social (NDS) das empresas que compõem a carteira do ISE, em 2019? O objetivo geral: identificar e analisar o desempenho social das empresas que compõem a carteira do ISE, em 2019. Os objetivos específicos: i) contextualizar Responsabilidade Social Corporativa no mercado de capitais; ii) apresentar a relação da Teoria da Legitimidade com o desempenho social das empresas; e iii) descrever o perfil de desempenho social das empresas listadas no ISE, em 2019.
A Sustentabilidade se refere a ações vinculadas à estratégia empresarial, visando resultados ambientais, sociais e econômicos. Representa a relação socialmente compromissada da empresa com seus stakeholders. O Mercado de Capitais está exigindo maior transparência sobre essas ações sustentáveis. Então, os índices para o acompanhamento do desempenho das empresas que adotam o modelo sustentável, como o Índice de Sustentabilidade Empresarial, são muito relevantes, significando a parte do modelo a ser seguido, geralmente apresentando resultados superiores pelo modelo de gestão sustentável.
A pesquisa é descritiva, qualitativa e quantitativa. O objeto de estudo é o desempenho social das empresas listadas no ISE em 2019. Utiliza o método científico dedutivo, baseado na Teoria da Legitimidade. Utilizaram-se os delineamentos bibliográfico e documental no referencial teórico e no estudo dos questionários. A coleta de dados se baseou na técnica de análise de conteúdo nos questionários do ISE, e a análise de dados utilizou a análise descritiva do perfil social, e a estatística descritiva e a Análise de Correspondência (ANACOR) para analisar o Nível de Desempenho Social das empresas.
O ISE possui 7 dimensões: Ambiental, Econômico Financeira, Geral, Governança Corporativa, Mudança do Clima, Natureza e Social. No entanto, foi analisada a dimensão social, que apresenta 4 subdimensões: política, gestão, desempenho e cumprimento legal. A análise descritiva apontou um padrão positivo nos comportamentos das empresas, sendo estas referências em relacionamento com seus stakeholders. A estatística descritiva apontou que a maioria das empresas possui Nível de Desempenho Social (NDS) alto, destacando os setores de Bancos e Rodovias.
A análise descritiva apontou comportamentos semelhantes nas empresas, sendo estas capazes de manter um relacionamento mutuamente positivo com os segmentos da sociedade impactados por suas atividades. A estatística descritiva apontou 15 empresas com NDS baixo, 12 com NDS médio e 24 com NDS alto. O resultado da ANACOR destaca os setores Bancos e Rodovias como NDS alto, Diversos como nível médio e Energia como nível baixo. Conclui-se que as empresas listadas no ISE são referências, representando um perfil de práticas de responsabilidade socioambiental modelo no quesito Sustentabilidade.
CARROLL, A. (1979). A three-dimensional conceptual model of Corporate Performance. The Academy of Management Review, 4(4), p. 497-505. FRIEDMAN, M.. "The Sociai Responsibility of Business Is to Increase its Profits," New York Times, v. 13, p. 122-126, 1970. ÍNDICE DE SUSTENTABILIDADE EMPRESARIAL (ISE). Sobre: Carteiras e Questionários. Disponível em: . Acesso em: 22 de agosto 2019.