Resumo

Título do Artigo

A ECONOMIA CIRCULAR COMO FERRAMENTA INDUTORA DA REDUÇÃO DA VULNERABILIDADE SOCIAL: um estudo bibliométrico
Abrir Arquivo

Tema

Operações sustentáveis e Economia Circular

Autores

Nome
1 - Leticia Soares Honório
Universidade Nove de Julho Uninove - Vergueiro Responsável pela submissão
2 - ROSANA MARIA VIEIRA CAYRES
Universidade Nove de Julho - Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Nove de Julho (PPGA)
3 - Simone Aquino
Universidade Nove de Julho -
4 - Cristiano Capellani Quaresma
Universidade Nove de Julho Uninove - Programa de Pós-Graduação em Cidades Inteligentes e Sustentáveis

Reumo

Ao longo do tempo, a falta do planejamento governamental em relação à necessidade de uma sociedade com equidade social gerou um quadro de segregação socioespacial com dinâmicas de exclusão. Entende-se por vulnerabilidade a fragilidade de um grupo ou indivíduo em relação à esfera multidimensional de recursos disponíveis para proteção da vida humana. A economia circular confronta o modelo de fluxo de produção linear, que vem causando sérios danos à sociedade e leva a um paradigma onde a gestão de recursos globais contribui para o alcance da sustentabilidade e desenvolvimento sustentável.
Dada a potencialidade da economia circular como meio para reduzir a vulnerabilidade social, bem como a importância da sistematização acerca do que foi produzido pela comunidade acadêmica relacionando esses dois aspectos, não foi identificada nenhuma investigação bibliométrica sobre o tema. Diante do exposto, este artigo buscou descobrir interações na produção cientifica envolvendo economia circular e vulnerabilidade social. Ademais, por meio de ferramentas bibliométricas, a pesquisa aponta a direções futuras para a pesquisa em economia circular e vulnerabilidade social.
Os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU giram em torno da qualidade de vida sustentável na geração atual e futura. O não cumprimento das condições de vida básicas comprometem outros esforços, acarretando na violação da dignidade humana devido a pobreza e exclusão social A vulnerabilidade deve ser erradicada, por meio de ações que emancipe o indivíduo, no direito de não ser pobre. A economia circular é um conceito que pressupõe a ruptura do modelo econômico linear e pode contribuir para a redução da vulnerabilidade social.
Para analisar a relação entre o fenômeno da vulnerabilidade social e a economia circular foi utilizada a análise bibliométrica, dividida em cinco estágios, iniciando-se pela coleta de dados por meio de busca sistematizada da literatura nas bases científicas Scopus e WOS, resultando em 95 e 88 artigos, respectivamente. Os arquivos extraídos foram processados no software R, onde foi verificada a ocorrência de pesquisas repetidas, as quais foram excluídas. Realizou-se a análise de rede e de citações. Por fim, foram sintetizadas as descobertas e identificadas possíveis direções de pesquisa.
A pesquisa apontou uma clara tendência de aumento no número de publicações, corroborando a preocupação crescente de diversos autores em busca de soluções para a redução da vulnerabilidade social. Com o apoio do pacote Bibliometrix, observou-se um grande número de publicações sobre vulnerabilidade foram em países como China, Holanda, Reino Unido e Itália, ainda que nessas localidades não seja tão intensa a presença de pessoas vulneráveis. Descobertas recentes destacaram fronteiras do conhecimento nas áreas de gerenciamento de resíduos, economia regenerativa e busca do alcance aos ODS.
Este estudo forneceu evidências quantitativas claras e suficientemente robustas envolvendo economia circular e vulnerabilidade social. O corpo da pesquisa existente concentrou uma tendência no reuso e reciclagem de resíduos como a principal forma de redução do quadro de pessoas em vulnerabilidade, no contexto da economia circular. Foram apresentadas diferentes possibilidades, dentre elas, as soluções baseadas na natureza, independentemente da origem do país. A economia circular pode contribuir para muitos dos ODS, pois, visa à utilização dos recursos de forma inteligente e sustentável.
Aria, M., & Cuccurullo, C. (2017). bibliometrix: An R-tool for comprehensive science mapping analysis. Journal of informetrics, 11(4), 959-975. Ghisellini, P., Cialani, C. & Ulgiati, S. (2016). A review on circular economy: the expected transition to a balanced interplay of environmental and economic systems. Journal of Cleaner production, 114, 11-32. Liu, H., Ou, X., Yuan, J., & Yan, X. (2018). Experience of producing natural gas from corn straw in China. Resources, Conservation and Recycling, 135, 216-224.