Resumo

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A METODOLOGIA ALI FUNCIONA? OS RESULTADOS DA EMPRESA ZETA INDICAM QUE SIM
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Autores

Nome
1 - David Jose Soares
Instituto Federal do Triângulo Mineiro - Campus Uberlândia Centro Responsável pela submissão
2 - Jose Eduardo Ferreira Lopes
Universidade Federal de Uberlândia - FAGEN - Faculdade de Gestão e Negócios

Reumo

O desenvolvimento e a gestão de inovações que gerem valor para os clientes é condição sine qua non para que as organizações superem este momento ímpar na história da humanidade. O presente trabalho apresenta como objetivo relatar o processo de aplicação da metodologia de gestão da inovação Agentes Locais de Inovação (ALI) no desenvolvimento de uma nova solução de mercado em uma microempresa de assessoria linguística, localizada na região do Triângulo Mineiro.
As micro e pequenas empresas (MPEs) enfrentam desafios que limitam sua capacidade para inovar como cultura organizacional míope, formato tradicional de gestão, gestão não profissionalizada, ausência de planejamento, estrutura organizacional não adequada e baixo investimento em tecnologias e ferramentas apropriadas. Somando-se a esses desafios, a pandemia da COVID-19 trouxe novos paradigmas a serem superados pelas organizações nacionais e globais.
Em novembro de 2019, ao tomar conhecimento do Programa Agentes Locais de Inovação, a microempresa Zeta, compareceu ao Sebrae para participar do processo de seleção do programa. Durante a interação a empresa relatou que gostaria de inovar, contudo não sabia como transformar as várias ideias propostas pela equipe em novos produtos e serviços. Além disso, verbalizou que a organização estava estagnada no tocante ao faturamento, lucratividade do negócio e ao número de clientes atendidos.
A metodologia ALI foi desenvolvida pelo Sebrae no intuito de auxiliar as MPEs no desenvolvimento de inovações de mercado. Ela se vale de ferramentas e métodos que possibilitam a aprendizagem de um processo organizado e sistemático orientado à inovação, validação de hipóteses com um determinado público-alvo, geração de resultados tangíveis e intangíveis e a mitigação de riscos (SEBRAE, 2018). A metodologia ALI se divide em 4 fases distintas, sendo: “Estou preparado para inovar?”, “Em que inovar?”, “Qual é a solução?” e “Qual é o modelo de negócios?”.
Por meio da metodologia foi possível levantar e priorizar problemas de mercado, definir o problema a ser trabalhado, públicos a serem entrevistados, analisar as informações e dados coletados nas entrevistas, validar uma dor de mercado, identificar as dores e os ganhos, definir potenciais produtos/serviços a serem ofertados, geradores de ganhos e aliviadores de dores, definir o produto/serviço a ser ofertado e suas características básicas, determinar modelos e estimativa de receitas, desenvolver o modelo do negócio da nova e solução e o plano de implementação do modelo de negócio.
A metodologia propiciou condições para que a microempresa desenvolvesse, para além de uma inovação de mercado, uma mentalidade orientada à inovação e ao atendimento das necessidades de seus clientes. Além disso, a empresa foi capaz de desenvolver uma solução que é replicável e escalável, uma vez que se apoia em uma base tecnológica, podendo alcançar todos os países falantes da língua portuguesa. A primeira edição do curso foi concluída gerando receita bruta total para a empresa no valor de R$ 7.639,17.