Resumo

Título do Artigo

RELAÇÃO ENTRE A MATURIDADE DA GOVERNANÇA E A GERAÇÃO DE VALOR PÚBLICO NAS UNIVERSIDADES FEDERAIS DO BRASIL
Abrir Arquivo

Tema

Governança e Sustentabilidade em Organizações

Autores

Nome
1 - Elcídio Henriques Quiraque
Universidade Federal do Rio Grande - FURG - Instituto Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis Responsável pela submissão
2 - Daiane Pias Machado
Universidade Federal do Rio Grande - FURG - Instituto de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis

Reumo

A geração de Valor Público, representa respostas efetivas e socialmente desejadas para necessidades coletivas (Moore, 1995) é um dos fundamentos da administração pública. A busca pela geração de valor público deve ocorrer sem perder de vista a obrigação de utilizar os recursos de forma eficiente (Brasil, 2014). O seu conceito fornece um critério aproximado para avaliar o desempenho de políticas públicas e as decisões sobre alocação recursos (Kelly et al., 2002). Nesse aspecto, a maturidade da governança pública amplia a capacidade das instituições públicas gerarem valor público (Brasil, 2018).
Esta pesquisa propõe-se a responder a seguinte questão: Qual é a relação entre o nível de maturidade da governança e a geração de valor público nas universidades federais do brasil? O objetivo é de analisar a relação entre a maturidade de governança e a geração de valor público nas universidades federais (UFs) do Brasil.
A pesquisa fundamentou-se nos conceitos de valor público e governança pública. Valor público corresponde aos resultados que o poder público, legalmente constituído e atuando como agente de cidadania declara como um propósito a ser alcançado, usando os recursos da organização (Moore, 1995). A governança é o conjunto de procedimentos que orienta a organização a alcançar os objetivos almejados (Brenes, Madrigal & Requena, 2011). A pesquisa articula-se com alguns estudos pregressos, com realce para Rhodes e Southwick (1986), Corbucci (2000), Costa et al. (2012) e Nuintin et. al. (2014).
O estudo contempla 56 UFs com abordagem quantitativa. A sua realização deu-se em três momentos. No primeiro, efetuou-se a mensuração do valor público de cada UFs. A proxy utilizada para mensurar o valor público foi a eficiência, obtida por meio da metodologia Data Envelopment Analysis (DEA). No segundo momento apresentaram-se os níveis de maturidade de governança alcançados por cada instituição e no terceiro momento explorou-se a relação entre o nível de governança e a geração de valor público pelas universidades por meio da matriz de correlação de Pearson.
Os achados denotaram que apenas 12,50% das UFs apresentaram o score máximo de eficiência. As evidências da pesquisa confirmaram a hipótese da literatura de que existe uma associação entre o valor público e a governança, ao apresentar uma correlação positiva de 0,594 entre o nível de maturidade da governança e a eficiência alcançada no uso de recursos financeiros, materiais e humanos por parte das UFs. Estas evidências corroboram com a visão de Kelly et. al., (2002) que defendia uma ligação do nível de governança e a geração de valor público.
A descoberta de correlação positiva e estatisticamente significativa entre o nível de maturidade de governança e a geração de valor público, avaliado pela eficiência na aplicação de recursos públicos revela a importância de fortalecer os mecanismos de governança pública em instituições de ensino superior, que buscam o reconhecimento de seu compromisso com a produção de conhecimento e qualidade de suas ações, legitimando seu importante papel na sociedade.
Kelly, G., Mulgan, G., & Muers, S. (2002). Creating Public Value: An analytical framework for public service reform. London: Strategy Unit, Cabinet Office. Moore, M. H. (1995), Creating public value: Strategic management in government. Harvard university press. Nuintin, A. A., Benedicto, G. C., Calegário, C. L. L., Curi, M. A., & Nogueira, L. R. T. (2014). Eficiência da aplicação de recursos públicos nas universidades federais. Anais do Congresso Brasileiro de Custos-ABC