Resumo

Título do Artigo

CAMINHOS PARA UMA UNIVERSIDADE SUSTENTÁVEL: o caso da PUC Minas em Betim/MG
Abrir Arquivo

Tema

Educação e Sustentabilidade

Autores

Nome
1 - Jaqueline Silva Melo
Pontificia Católica de Minas Gerais - Betim Responsável pela submissão
2 - Eugênio Batista Leite
-
3 - Nanéia Borges Guimarães
-

Reumo

O avanço tecnológico dos últimos tempos alterou os modos de produção e, consequentemente, o consumo. O desempenho econômico que antes era medido conforme a capacidade produtiva agora é avaliado segundo a relação de convívio cúmplice com o meio ambiente, ou seja, pela condição de se desenvolver utilizando e reaproveitando os insumos naturais. A possibilidade de trabalhar os conhecimentos preconizados e deles produzir novos conhecimentos e a oportunidade de demonstrar o ganho individual e global faz das Instituições de Ensino Superior (IES) modelos para outros tipos de organizações sociais.
O estudo pretende demonstrar as ações desempenhadas pela Comissão de Sustentabilidade da PUC Minas em Betim em direção aos pressupostos supracitados na busca de se tornar cada vez mais uma universidade sustentável, articulando quatro níveis de intervenção que são: a educação dos tomadores de decisão para um futuro sustentável; a investigação de soluções, paradigmas e valores que sirvam uma sociedade sustentável; a operação dos campi universitários como modelos e exemplos práticos de sustentabilidade à escala local e a coordenação entre todos esses níveis e o envolvimento com a sociedade.
O termo sustentabilidade, segundo Silva (2009), originou-se durante a década de 80, a partir da conscientização dos países em descobrir formas de promover o crescimento sem destruir o meio ambiente e nem sacrificar o bem estar das futuras gerações” (ONU, 1987). A educação, através de uma pedagogia aberta e ativa, tem esse papel primordial de envolver as crianças e os jovens de forma responsável e consciente na melhoria de sua comunidade e de seu destino, deixando de considerá-los a esperança do futuro para tornarem-se os arquitetos do presente na construção de um mundo melhor.(GADOTTI, 2000).
Para alcançar os objetivos do estudo, foi realizada uma pesquisa do tipo descritiva, utilizando abordagem qualitativa, tendo como método um estudo de caso (YIN, 2005). Levando em consideração o contexto do estudo e o objetivo estabelecido, pode-se afirmar que a metodologia qualitativa se justifica pelo fato de ter um caráter aberto enfatizando o contexto particular de uma realidade (GODOY, 1995).
A PUC Minas em Betim, está orientada para a promoção de um consumo responsável, ajustado à política dos Rs (Repensar, Reduzir, Reutilizar e Reciclar) e sua ampliação através da adoção de novos conceitos: Reeducação, Respeito a si mesmo, Respeito ao próximo e Responsabilidade por suas ações (LAUREANO et al, 2011). Dentre as principais ações executadas pela comissão encontram-se: a redução do consumo de copos descartáveis, a prática da redução e reutilização do papel , a a implantação da coleta seletiva e o monitoramento do abrigo de resíduos recicláveis (ANDRADE,et al, 2011).
A partir dos dados apresentados no presente estudo, acredita-se que o Campus da PUC Minas Betim deu os primeiros passos rumo à construção e à implantação da cultura de uma universidade sustentável. A partir desta vivência, um ponto que deve ser ressaltado, é que as ações não podem ser realizadas de forma pontual, além de haver a necessidade de envolver toda a comunidade acadêmica deste a sua concepção ao seu projeto de melhoria contínua.
CAMPOMAR, M.C. Do uso de "estudo de caso" em pesquisas para dissertações e teses em administração. São Paulo: Revista de administração, v.26, n.3., 1991. CARVALHO, Maria Cecília M. Metodologia científica fundamentos e técnicas: construindo o saber. 15.ed. São Paulo, 2003. Cap.3,5, p.129-170. COMISSÃO DE SUSTENTABILIDADE DA PUC MINAS EM BETIM. I Relatório de Atividades. Minas Gerais: PUC Minas Betim, 2011. GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 5 ed. São Paulo: Atlas, 2010. KRAEMER, M. E. P. A universidade do século XXI rumo ao desenvolvimento sustentável. (2003).