Resumo

Título do Artigo

Cidades inteligentes e sustentáveis: uma análise das pesquisas nacionais publicadas internacionalmente
Abrir Arquivo

Tema

Cidades Sustentáveis e Inteligentes

Autores

Nome
1 - Luis Felipe Cândido
Universidade Federal do Ceará - Programa de Pós Graduação em Administração e Controladoria Responsável pela submissão
2 - Augusto Cézar de Aquino Cabral
- Universidade Federal do Ceará
3 - Sandra Maria dos Santos
Universidade Federal do Ceará - UFC - Universidade Federal do Ceará

Reumo

Os conceitos de cidades Cidade Sustentável (CS) e Cidade Inteligente (CI) têm ganhado cada vez mais destaque nas agendas públicas e na literatura (LAZZARETTI et al., 2019), em face ao crescimento populacional experimentado pelas cidades nos últimos anos (ALBINO; BERARDI; DANGELICO, 2015). Enquanto o conceito de CI se constituiu com maior ênfase tecnológica (ANGELIDOU, 2017), a noção de CS tem enfatizado as questões ambientais (FU; ZHANG, 2017), deixando patente que a união deles seja o melhor caminho para o desenvolvimento urbano, discussão abordada no presente trabalho.
Existe um debate emergente sobre as cidades inteligentes e sustentáveis em nível internacional (AHVENNIEMI et al., 2017; BIBRI, 2018; BHATTACHARYA et al., 2020), mas que ainda não se materializou em nível nacional, com uma pesquisas ainda em estágio embrionário (PINHEIRO JUNIOR; CAVALHEIRO, 2017), com pouca literatura ou evidências sobre as experiências já desenvolvidas no Brasil (ALVES; DIAS; SEIXAS, 2019). Assim, a presente pesquisa teve como objetivo analisar as características da produção científica brasileira sobre cidades inteligentes e sustentáveis em periódicos internacionais.
Realiza-se uma discussão em torno da delimitação dos conceitos de cidades inteligentes e de cidades sustentáveis a partir da literatura internacional. Traça-se uma breve evolução das cidades inteligentes, desde a cidade digital (ALBINO; BERARDI; DANGELICO, 2015)., passando pelas três gerações propostas por Cohen (2015) e da origem e evolução das cidades sustentáveis com base em Bulkeley e Betsill (2005) e De Jong et al. (2015), até a confluência dos dois conceitos nas cidades inteligentes e sustentáveis com base em Ahvenniemi et al. (2017) e Fu e Zhang (2017).
Foi realizado um estudo bibliométrico, de abordagem quantitativa com finalidade descritiva, compreendendo artigos produzidas acerca do tema por pesquisadores com filiação em instituições brasileiras. Ademais, buscou-se análises mais recentes para complementar as análises bibliométricas originais, através de análises sociométricas, como redes de coautoria, de co-citação e de acoplamento bibliográfico. Foram levantados 295206 artigos na base da Scopus que foram filtrados em 175 publicações de 1999 a 2020 e que formou a amostra da pesquisa.
Verificou-se um acentuado número de trabalhos sobre Cidades Sustentáveis e a ausência de trabalhos na interseção de Cidades Inteligentes e Cidades Inteligentes e Sustentáveis. Traçou-se o perfil de autoria dos trabalhos, destacando-se os trabalhos do sul pelo número de citações. Constatou-se a alta a interdisciplinaridade do tema com pesquisas em Administração, Ciência de Computação, entre outros, relacionando o tema da sustentabilidade com urbanização e as cidades inteligentes com desenvolvimento sustentável e foco em TIC.
Pôde-se concluir que o tema é complexo e que as publicações com autores de instituições nacionais já fazem parte da discussão internacional sobre a cidade inteligente e sustentável, porém, de forma embrionária, corroborando a literatura de suporte. O predomínio de instituições do eixo sul e sudeste sugere que a preocupação com a temática é maior em grandes cidades, como São Paulo, e preocupados principalmente com a melhoria dos serviços públicos com TICs, a mobilidade urbana e a qualidade de vida no contexto urbano.
AHVENNIEMI, H. et al. What are the differences between sustainable and smart cities? Cities, v. 60, p. 234-245, 2017. ALBINO, V.; BERARDI, U.; DANGELICO, R. M. Smart cities: definitions, dimensions, performance, and initiatives. J. Urban Tech., v. 22, n. 1, p. 3-21, 2015. DE JONG, M. et al. Sustainable-smart-resilient-low carbon-eco-knowledge cities; Making sense of a multitude of concepts promoting sustainable urbanization. J. Clean. Prod., v. 109, p. 25-38, 2015. FU, Y.; ZHANG, X. Trajectory of urban sustainability concepts: a 35-year bibliometric analysis. Cities, v. 60, p. 113–123, 2017.