Resumo

Título do Artigo

TERCEIRO SETOR EM AÇÃO: implicações sociais e organizaçionais causadas pela pandemia do COVID-19 nas Organizações do Terceiro Setor
Abrir Arquivo

Tema

Outros temas

Autores

Nome
1 - waleska mirelle de souza cavalcanti
UFRPE-UAST - UAST Responsável pela submissão
2 - SUIANE VALENÇA BRANDÃO
UFPE - Universidade Federal de Pernambuco - CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS

Reumo

Para Pereira (2013), o surgimento e a ampliação do número de organizações da sociedade civil sem fins lucrativos atuando no Brasil são decorrentes dos diversos problemas sociais que resultam na criação de organizações que se contrapõem ao modelo atual de gestão governamental e no desenvolvimento de propostas de políticas públicas, tendo papel fundamental para o equilíbrio social e desenvolvimento de uma sociedade justa e igualitária. Com isso, é urgente demostrar como a pandemia tem impactado as organizações deste setor no desenvolvimento de suas atividades, bem como as implicações causadas.
O estudo se justifica diante do cenário atual por intentar investigar e analisar o papel das organizações do terceiro setor tendo em vista os problemas socioecônomicos causados pela pandemia, demostrando também o estudo busca compreender como tais organizações têm funcionado e quais as ações e ferramentas adaptativas estão sendo desenvolvidas (e se estão sendo desenvolvidas) para minimizar dificuldades socioeconômicas provocadas pela pandemia. . Com ênfase nas organizações atuantes no Sertão do Pajeú, Pernambuco, Brasil.
O COVID-19 é uma doença infecciosa causada pelo novo coronavírus, tendo sido identificado pela primeira vez em dezembro de 2019 na cidade de Wuhan na China, e em 30 de janeiro de 2020 sendo decretada pelo OMS uma Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional (ESPII) (OPAS, 2020). A divisão dos setores sociais foi primeiramente utilzada nos Estados Unidos e depois difundida mundialmente, em que os dividia em: Primeiro Setor (estado), Segundo Setor (mercado) e por fim o Terceiro Setor, formado por organizações privadas sem fins lucrativos (CASTRO, 2017).
Foi realizada uma pesquisa de campo com organizações do Terceiro Setor, desenvolvida a partir de uma pesquisa descritiva com caráter explóratório do qual foram aplicados aos representantes das Organizações, questionários semiestruturados elaborados com embasamento do método survey para coleta de dados, cuja análise dos dados coletados foi apoiada em análise de conteúdo, proposta por Bardim (2011). Participou do estudo o Centro de Educação Comunitária Rural (CECOR), e o Centro de Desenvolvimento Agroecológico Sábia (Centro Sabiá), localizados em Serra Talhada e Triunfo-PE respectivamente.
É notório que há prejuízos causados pela pandemia em todos os setores da economia, e com relação às organizações de sociedade civis não é diferente. Mesmo sendo organizações sem fins lucrativos, estas também estão tendo que recorrer à criatividade para desenvolver novas estratégias, ferramentas e meios de continuar atuando durante esse período de crise, sendo a internet e os meios de comunicação essenciais para o funcionamento e garantia para continuidade da vida útil da organização no período pós-pandemia.
O presente artigo teve por objetivo revelar as implicações sociais e organizacionais causadas pela pandemia do COVID-19 nas organizações do terceiro setor, com recorte para o Sertão do Pajeú, Pernambuco, Brasil. Diante dos dados obtidos, a pandemia tem impactado negativamente as organizações do Terceiro Setor, sendo uma preocupação de ambas as organizações à volta de suas atividades e as consequências futuras, onde estão em vias de formulação planos de contigência, protocolos de segurança e projetos para fortalecer com os agricultores/as a capacidade de produção de alimentos para contribuir co
CASTRO, Luiza. 4 Pontos para entender o terceiro setor. Politize. 2017. Disponível em: . Acesso em: 25 de maio de 2020. Organização Pan-Americana de Saúde. (OPAS) Folha Informativa -COVID-19- (doença causada pelo novo coronavírus). Disponível em: . Acesso em: 17 de mai. 2020. PEREIRA, M. Gestão Para Organizações Não Gorvernamentais. 1. Ed. Florianópolis: Tribo da ilha, 2013.