Resumo

Título do Artigo

HORTA COMUNITÁRIA COMO UM INSTRUMENTO DE APOIO A SEGURANÇA ALIMENTAR
Abrir Arquivo

Tema

Cidades Sustentáveis e Inteligentes

Autores

Nome
1 - Maria Santiellas Costa Rodrigues
Universidade Nove de Julho Uninove - Campus Vergueiro Responsável pela submissão
2 - Andreza Portella Ribeiro
Universidade Nove de Julho Uninove -
3 - Cristiano Capellani Quaresma
Universidade Nove de Julho Uninove - Programa de Pós-Graduação em Cidades Inteligentes e Sustentáveis

Reumo

Espaços urbanos desocupados vêm sendo destinados a criação de Hortas Comunitárias. O presente estudo expõe a implantação de uma Horta Comunitária no Distrito do Jabaquara, na região Metropolitana de São Paulo, gerando alimentos saudáveis, práticas de educação ambiental e renda com a produção excedente, fomentando o combate a insegurança alimentar. A agricultura urbana e periurbana (AUP) é considerada como sendo um instrumento de desenvolvimento sustentável para as pessoas e ao meio ambiente (COSTA et al., 2015).
Como uma das soluções alternativas para enfretamento da insegurança alimentar as hortas tem um papel importante. O objetivo do presente artigo foi exemplificar os resultados obtidos em uma horta comunitária, na cidade de São Paulo. O estudo também abordou sobre a segurança alimentar, o aprendizado de técnicas para o cultivo das hortaliças, a possibilidade de inclusão social, e ainda, o entrelace com o conceito nexus e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
O conceito nexo ou nexus (em inglês) aborda os desafios da água, energia e alimento, que também estão presentes nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), em especial o os ODS 2 (ONU-HABITAT, 2015). A pobreza agrava a insegurança alimentar, doenças relativas à dieta e outros riscos à saúde PREISS, SCHNEIDER, COELHO-DE-SOUZA (2020).
A metodologia aplicada possui uma abordagem qualitativa com estudo de caso da Horta Comunitária no Distrito do Jabaquara, na região Metropolitana de São Paulo. Sendo dividida em (i) análise documental, a partir de informações obtidas junto a AAJA e (ii) observação nas etapas presenciais (mutirões) e (iii) análise bibliográfica com base em artigos pesquisados no Google Scholar e Scopus.
Como uma das soluções alternativas na agricultura urbana e prirubana (AUP), as hortas geram impactos positivos nos âmbitos sociais, econômicos e ambientais (COSTA et al., 2015). Conforme apresentado por Terra, De Mattia e Jaskulski (2015) e Brasil (2014), as hortas são alternativas para produção de alimentos saudáveis com custo baixo. O projeto é resultado da ação da Associação Amigos do Jabaquara (AAJA) tendo em vista os objetivos de melhoria da qualidade dos alimentos consumidos buscando a segurança alimentar aos moradores do entorno, bem como a disseminação da educação ambiental.
Os resultados identificaram engajamento dos moradores locais, bem como a possibilidade do envolvimento da escola em práticas sustentáveis, além de melhoria na alimentação dos cidadãos que receberam as hortaliças que foram colhidas. As hortas possuem um papel importante por impactar social, ambiental e economicamente, contribuindo para a mitigação de efeitos das mudanças climáticas, apoio para atingimentos dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e ao conceito nexus.
CARVALHO, C. M. DE; GIATTI, L. L.; JACOBI, P. R. Aprendizagem social e ferramentas participativas para o nexo urbano: aprendendo juntos para promover um futuro melhor. Universidade de São Paulo. Faculdade de Saúde Pública, 2020. PREISS, P. V.; SCHNEIDER, S.; COELHO-DE-SOUZA, G. A contribuição brasileira à segurança alimentar e nutricional sustentável. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2020. TERRA, S. B.; DE MATTIA, J. L.; JASKULSKI, G. F. Produção de hortaliças orgânicas na escola: promoção de hábitos saudáveis e o cuidado com meio ambiente. Revista Em Extensão, v. 14, n. 1, p. 52-75, 2015.