Resumo

Título do Artigo

IMPLANTAÇÃO DE USINAS EÓLICAS E SUSTENTABILIDADE: uma análise na percepção da comunidade receptora Pedra do Sal-PI.
Abrir Arquivo

Tema

Estratégia para a Sustentabilidade

Autores

Nome
1 - Edilene dos Santos Nascimento
-
2 - Diego de Brito Pereira
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUI - Campus Ministro Reis Veloso Responsável pela submissão
3 - DARLENE SILVA DOS SANTOS
Universidade Federal do Piauí - UFPI UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUI
4 - RONALDO PORTELA DE OLIVEIRA
-

Reumo

Nos últimos anos a responsabilidade socioambiental ganhou espaço no mundo corporativo, a busca desenfreada pela sustentabilidade em vários empreendimentos e insumos aponta diretamente sobre a importância de um comprometimento organizacional mais responsável com o meio ambiente e com o próximo, e exalta as vantagens competitivas adquiridas pelo cenário sustentável no contexto dos negócios socioambientais já existentes atualmente.
A problemática desta pesquisa consiste em compreender qual a percepção de sustentabilidade a comunidade receptora Pedra do Sal possui quanto aos impactos oriundos da implantação dos empreendimentos eólicos na região? Enquanto que seu objetivo consiste em analisar a sustentabilidade na percepção da comunidade receptora Pedra do Sal quanto aos impactos oriundos da implantação dos empreendimentos eólicos na região.
Foi abordado definições referentes a sustentabilidade, suas dimensões quanto a responsabilidade socioambiental, como dos impactos e das percepções socioambientais sob a implantação das Usinas Eólicas da comunidade receptora da Pedra do Sal para posterior análise da visão dos mesmos no contexto e no comprometimento de seus representantes na busca de minimizar os problemas causados pelas implantações dos aerogeradores instalados na planície litorânea do local de estudo.
Segundo Fonseca (2002), a metodologia é o estudo da organização dos caminhos a serem trilhados para a realização de uma pesquisa, de um estudo, ou para se fazer ciência. Quanto a natureza do estudo ele é considerado como pesquisa de campo exploratória descritiva, pois além de se preocupar em familiarizar-se com o tema ela procura descrever as características de uma população, fenômeno ou experiência, onde será feito um estudo de caso para a coleta de dados (GIL, 2008).
Quanto aos aspectos positivos decorrentes da forma social e ambiental em que foi conduzida a implantação das Usinas Eólicas, notou-se que os entrevistados não perceberam nenhum tipo de aspecto positivo, enfatizando questões relacionadas ao baixo retorno a comunidade local a longo prazo, ruptura e interferências das tradições, desrespeito ao povoado, conflito de interesses, quebra de expectativas, e infraestrutura disfuncional aos interesses do corpo social.
Constatou-se a falta de benefícios para o desenvolvimento sustentável da região pela ótica dos entrevistados, através dessa pesquisa, onde apontou-se para omissão da Usinas Eólicas sobre a importância de melhorar o desenvolvimento econômico e social da localidade. Nos relatos de todos os entrevistados, notou-se a insatisfação com a falta de investimentos e viabilidade de empregos bem como de ações sociais dentro da comunidade.
FONSECA, J. J. S. Metodologia da Pesquisa Científica. Fortaleza: UEC, Apostila. 2002. GIL, A. C. Como Elaborar Projetos de Pesquisa. 4ª ed. São Paulo: Atlas, 2008.