Resumo

Título do Artigo

IMPACTO SOCIAL NA AMAZÔNIA: CONTRIBUIÇÕES DO DESIGN THINKING PARA SOLUÇÕES DE QUESTÕES COMPLEXAS
Abrir Arquivo

Tema

Estudos da Amazônia

Autores

Nome
1 - CLEICE DE PONTES BERNARDO
Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR) - Programa de Pós Graduação de Mestrado em Administração Responsável pela submissão
2 - Rosália Maria Passos da Silva
-
3 - Rwrsilany Silva
Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR) - Universidade Federal de Rondônia

Reumo

Em que pesem seus benefícios para o setor energético, emergem considerações dos estudiosos quanto aos impactos advindos da construção de hidrelétricas, refletidos nas condições do meio ambiente, da economia e do espaço social na região do entorno do empreendimento. Sob esse contexto, a implantação da hidroelétrica de Jirau, em Porto Velho-RO, acarretou a desterritorialização dos habitantes locais da Vila de Mutum Paraná, que foram reassentados na Vila de Nova Mutum Paraná.
Parte-se da premissa de que o processo de tomada de decisão envolvido em contextos como esse, de alto impacto social, deve revelar esforços dirigidos ao atendimento das expectativas da maior parte dos atores afetados. Esta pesquisa tem como objetivo propor um modelo de processo decisório baseado da abordagem de design thinking para o enfrentamento de decisões complexas de alto impacto social.
Bazerman e Moore (2014) abordam o comprometimento como um curso de ação, previamente selecionado, superando a trajetória do processo decisório desenhada pelo modelo racional. De acordo com Robbins, Judge e Sobral (2010, p.167) uma “tomada de decisão ocorre em reação a um problema. Um problema existe quando se verifica uma discrepância entre o estado atual das coisas e seu estado desejável”. Nesse contexto, mostram-se relevantes as contribuições dos estudos consolidados em torno dos wicked problems, que é um termo cunhado para se referir a problemas intratáveis devido a informações parciais.
Após revisão teórico-conceitual sobre processo decisório e os fenômenos de reassentamentos involuntário, pôde-se levantar os fundamentos e diretrizes para análise dos dados coletados. Realizou-se coleta de dados primários por meio de entrevistas semiestruturadas junto às famílias afetadas pelo reassentamento. Quanto ao procedimento, propõe-se uma pesquisa de campo, com levantamento de corte transversal. Quanto à análise dos dados, adotou-se a técnica design thinking (DT) para projetar as respostas colhidas sob as perspectivas desta pesquisa.
Foi possível identificar contribuições das ferramentas e premissas do design thinking para fazer frente aos desafios demandados no enfrentamento de problemas sociais. A análise apresentada revelou como as características de wicked problems se manifestam no contexto desta pesquisa, qual seja, no evento de um reassentamento involuntário causado pela construção de uma barragem. Em paralelo, vislumbraram-se oportunidades de intervenção em cada desafio enfrentado com apoio das contribuições do DT, a fim de lidar com as indefinições e não linearidade dos problemas inerentes ao caso pesquisado.
Em relação a pesquisas futuras, recomenda-se a continuidade da observação do reassentamento de Velha Mutum, envolvendo e incorporando a visão dos tomadores da decisão (consórcio construtor), a fim de construir uma metodologia de verificação da efetividade de assentamentos forçados como proposta de indicador oficial aos órgãos públicos competentes. Por meio da credibilidade das produções acadêmicas, pesquisas de campo como a presente constroem espaços de visibilidade para a situação das famílias que ainda permanecem na Vila em condição de vulnerabilidade social.
Bazerman, M., & Moore, D. (2014). Processo decisório: para cursos de administração e economia. Elsevier: Brasil, ed. 8. Robbins, S., Judge, T. & Sobral, F. (2010) Comportamento organizacional: teoria e prática no contexto brasileiro. 14. ed. São Paulo: Pearson. World Bank. (2004). Involuntary Resettlement Sourcebook, Planning and Implementation in Development Projects. A World Bank Study. Washington, DC: World Bank Vianna, M., Vianna, Y., Adler, I., Lucena, B., & Russo, B. (2013). Design thinking – Inovação em Negócios. 4ª. ed. Rio de Janeiro: MJV Press