Resumo

Título do Artigo

A RELAÇÃO ENTRE A RESPONSABILIDADE SOCIAL CORPORATIVA E A PREVISÃO DE INSOLVÊNCIA EMPRESARIAL
Abrir Arquivo

Tema

Finanças sustentáveis, economia e contabilidade

Autores

Nome
1 - Francisco José da Silva Júnior
Universidade Federal da Paraíba - Ciências Contábeis Responsável pela submissão
2 - Ana Karla de Lucena J. Gomes
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAIBA - UFPB - Universidade Federal da Paraíba
3 - Renata Paes de Barros Camara
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAIBA - UFPB - Centro de Ciências Sociais
4 - Paulo amilton maia leite filho
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAIBA - UFPB - PPGCC

Reumo

Questões sustentáveis tornaram-se fator importante para os negócios, sendo foco de interesse dos stakeholders. Acredita-se que a sustentabilidade impulsiona investimentos, proporcionando possíveis benefícios futuros, como o aumento de resultados empresariais, o que corrobora para que os indicadores econômicos e financeiros tornem-se crescentes, podendo reduzir o nível de insolvência empresarial e o risco de falência. Frente ao receio dos gestores quanto à insolvência empresarial, a Responsabilidade Social Corporativa pode ser utilizada como estratégia para otimizar os resultados em longo prazo
Buscou-se verificar: Qual a relação existente entre a Responsabilidade Social Corporativa e a Insolvência empresarial? tem-se por objetivos estudar se as práticas de Responsabilidade Social Corporativa reduzem a possibilidade de insolvência das empresas (hipótese 1); e se o nível de insolvência é fator determinante para práticas de Responsabilidade Social Corporativa (hipótese 2).
Informações relacionadas à Responsabilidade Social Corporativa podem atingir as possíveis demandas dos stakeholders. As empresas ao se engajarem no desenvolvimento sustentável tendem a gerar valor, sendo então uma atitude vantajosa aos negócios. Melhores práticas de sustentabilidade estão associadas a melhores desempenhos econômicos e financeiros, o que provoca redução no fator de insolvência empresarial e reduz o risco de falência. A insolvência empresarial é um dos principais fatores que podem prejudicar a continuidade dos negócios, e todas as empresas estão susceptíveis a enfrenta-la.
Analisou-se empresas brasileiras de capital aberto listadas na Brasil, Bolsa, Balcão (B3), desconsiderando-se o setor financeiro, com amostra dividida em dois grupos: empresas em geral e empresas sustentáveis, de 2010 a 2018. Dados financeiros obtidos por meio da base da Thomson Reuters Eikon®, assim como a variável correspondente a Responsabilidade Social Corporativa (ESG). Para a definição do nível de previsão de insolvência empresarial, foram considerados os modelos de Elizabetsky (1976), Kanitz (1978) e Altman et al. (1979). Estimou-se regressões por Dados em Painel balanceado.
A estimação dos parâmetros dos modelos demonstram que as práticas de Responsabilidade Social Corporativa foram significantes para uma melhora na solvência empresarial no imediato prazo, por apresentarem sinais positivos nos coeficientes, de acordo com as proxiess de previsão de insolvência de Elizabetsky (1976), Kanitz (1978) e Altman et al. (1979). Porém, somente para as empresas que adotam práticas sustentáveis, a solvência empresarial está positivamente associado a maiores níveis de Responsabilidade Social Corporativa.
Práticas de sustentabilidade empresarial tendem a influenciar positivamente nos resultados empresariais, podendo ser explicado pelo interesse de stakeholders que visam responsabilidade social corporativa como critério, o que melhora os resultados, minimizando riscos de insolvência. Apenas as empresas que se engajam na sustentabilidade de forma constante, tendem a utilizar os resultados financeiros como determinantes para maiores níveis de sustentabilidade, sendo uma forma estratégica de melhorar a solvência empresarial por meio da sustentabilidade, que atrai a atenção dos investidores.
Moraes, L. F. S., Perera, L. C. J., Milani F., M. A. F., & Kerr, R. B. (2014). Desenvolvimento sustentável e insolvência: um estudo de empresas brasileiras. Revista de Gestão Ambiental e Sustentabilidade, 3(2), 39-57. Martínez?Ferrero, J., & Frias?Aceituno, J. V. (2015). Relationship between sustainable development and financial performance: international empirical research. Business Strategy and the Environment, 24(1), 20-39. Becchetti, L., Ciciretti, R., Hasan, I., & Kobeissi, N. (2012). Corporate social responsibility and shareholder's value. Journal of Business Research, 65(11), 1628-1635.