Resumo

Título do Artigo

INFLUÊNCIA DAS CARACTERÍSTICAS DOS ESTUDANTES DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS NA PERCEPÇÃO SOBRE OS ELEMENTOS DO NEXO ÁGUA, ENERGIA E ALIMENTO
Abrir Arquivo

Tema

Educação e Sustentabilidade

Autores

Nome
1 - Andréia Cittadin
Universidade do Extremo Sul Catarinense - Universidade do Extremo Sul Catarinense Responsável pela submissão
2 - FABRICIA SILVA DA ROSA
Universidade Federal de Santa Catarina -

Reumo

O conceito nexo água, energia e alimento (WEF) consiste em uma abordagem para melhorar a compreensão das interações complexas entre os recursos hídricos, energéticos e alimentares, os impactos sociais e ambientais de modo a orientar o desenvolvimento de políticas intersetoriais (Albrecht, Crootof, & Scott, 2018). Esse conceito foi concebido para estudar e gerenciar os sistemas de recursos de forma abrangente e as pesquisas com esse enfoque se tornaram relevantes para a comunidade científica, tendo em vista as preocupações e incertezas futuras quanto à segurança da água, energia e alimentos.
Considerando os estudantes de Ciências Contábeis como um agente doméstico do nexo WEF (Li, Wang, Huang, & Yang, 2017), que tomam decisões em relação às práticas de consumo dos recursos e após formados poderão atuar frente aos processos decisórios de empresas, públicas e privadas, surge o seguinte problema de pesquisa: As características dos estudantes de Ciências Contábeis influenciam na percepção sobre os elementos nexo WEF? O objetivo da pesquisa consiste em analisar as características dos estudantes de uma universidade do sul catarinense em relação a percepção dos elementos nexo WEF.
Segundo Endo et al. (2017) as discussões sobre o conceito oficial de nexo WEF, com abrangência conjunta dos três recursos: água, energia e alimento, ocorreu na Conferência Nexus de Bonn 2011. Mohtar e Lawford (2016) observam que a estrutura do nexo WEF abrange três atores: a sociedade civil, que busca a melhor qualidade de vida; o setor privado, que visa otimizar as operações, diminuir custos e maximizar lucros; e, o governo, que mediante a propriedade e governança pode instituir incentivos, procedimentos e políticas que apoiam de maneira sustentável e concomitante os três recursos.
O estudo apresenta caráter descritivo, com abordagem quantitativa e realizado mediante pesquisa de levantamento (survey) com estudantes de graduação em Ciências Contábeis para analisar a relação entre suas características e a percepção dos elementos nexo WEF. O questionário foi encaminhado via Google Forms, em junho de 2020, para estudantes matriculados no Curso pesquisado. Para análise dos dados empregou-se os seguintes procedimentos: i) verificação dos outliers; ii) análise fatorial exploratória; e,, iii) análise de correspondência (ANACOR). Para isso foi utilizado o software SPSS.
A amostra investigada apresenta um perfil de estudantes que na maioria é jovem, de cor branca, do sexo feminino, oriundo de escolas públicas e que precisa administrar o tempo destinado aos estudos com a realização de seu trabalho. Dentre as características dos discentes analisadas a variável filho de agricultor apresentou correção positiva com as variáveis alimento, água e energia. Por outro lado, variável ter cursado a disciplina Contabilidade, Meio Ambiente e Responsabilidade Social não influenciou de maneira significativa na percepção dos discentes em relação aos elementos nexo WEF.
Por meio da realização desse estudo empírico acredita-se que foi possível trazer contribuições para melhoria do processo ensino e aprendizagem no curso de Ciências Contábeis pesquisado, principalmente, no que se refere à inserção de novos conteúdos na disciplina Contabilidade, Meio Ambiente e Responsabilidade Social, como a abordagem nexo WEF, e a necessidade de inovação das práticas pedagógicas, com vistas a proporcionar uma educação para a sustentabilidade mais efetiva
Albrecht, T. R., Crootof, A., & Scott, C. A. (2018). The Water-Energy-Food Nexus: A systematic review of methods for nexus assessment. Environmental Research Letters, 13(4), 043002. Endo, A., Tsurita, I., Burnett, K., & Orencio, P. M. (2017). A review of the current state of research on the water, energy, and food nexus. Journal of Hydrology: Regional Studies, 11, 20-30. Mohtar, R. H., & Lawford, R. (2016). Present and future of the water-energy-food nexus and the role of the community of practice. Journal of Environmental Studies and Sciences, 6(1), 192-199.