Resumo

Título do Artigo

Qual é o Foco, Mestres e Doutores? Análise dos Eixos Temáticos para Avanço em Economia Circular
Abrir Arquivo

Tema

Operações sustentáveis e Economia Circular

Autores

Nome
1 - Edson Luis Kuzma
Universidade Estadual do Centro Oeste - UNICENTRO - Irati Responsável pela submissão
2 - Simone Sehnem
Universidade do Oeste de Santa Catarina - UNOESC - Universidade do Sul de Santa Catarina - UNISUL

Reumo

A Economia Circular (EC) surgiu como um modelo econômico focado em promover o uso consciente e otimizado de recursos por meio da retenção de valor por prolongamento de uso, redução ou eliminação de geração de resíduos, fechamento da produção em ciclos, com perda mínima ou sem perda de recursos e energia (Souza Junior et al., 2020). A abordagem contrapõe os sistemas tracionais de produção e consumo que consistem na lógica de extrair, usar e descartar.
A justificativa desta pesquisa encontra fundamento no fornecimento de resposta à seguinte questão chave: quais alvos existentes e que avanços as pesquisas especializadas em economia circular, restritas a teses e dissertações, fornecem para o progresso no campo? Este estudo desenvolve uma revisão sistemática de literatura que evidencia os eixos temáticos e áreas de interesse no campo da economia circular que são abordados em estudos de alta especialização, frutos de trabalhos de mestrado e doutorado.
A economia circular é definida como um modelo de economia que é restaurador e regenerativo em sua essência, que visa a maximização da utilidade e a permanência dos recursos nos ciclos de produção, conceito amplamente difundido pela Ellen Macarthur Foundation (EMF). Seus princípios são baseados em três aspectos fundamentais: i) preservar e melhorar o uso do capital natural, ii) otimizar a utilidade e o rendimento dos recursos, iii) promover a eficácia dos sistemas produtivos (EMF, 2015).
O método utilizado nesta pesquisa é uma revisão sistemática de literatura que toma como base dissertações e teses de mestrado e doutorado. A revisão foi desenvolvida de acordo com Tranfield et al. (2003) e o processo é resumido em três etapas: i) pesquisa nos bancos de dados, ii) seleção da literatura, iii) codificação e análise dos dados. O retorno foi de 18.600 resultados. A busca final foi executada nos dias 08 e 09 de agosto de 2020. Após a aplicação dos critérios de exclusão, obteve-se a amostra final de 108 trabalhos inclusos para a análise, sendo 83 dissertações e 25 teses.
Os temas centrais nos estudos sobre economia circular são associados aos seguintes tópicos: i) Modelos de Negócios Circulares, ii) Gestão de Resíduos, iii) Taxa de Reciclagem, iv) Avaliação do Ciclo de Vida, v) Indicador de Circularidade, vi) Potencial de Reutilização, vii) Eficiência de Recursos, viii) Políticas para a Economia Circular, ix) Práticas Regenerativas, x) Fluxo de Materiais, e xi) Indicador de Desempenho.
Esta revisão sistemática, desenvolvida com o intuito de verificar quais alvos existentes e que avanços as pesquisas especializadas em economia circular, restritas a teses e dissertações, fornecem para o avanço no campo, traz contribuições para o entendimento e aprofundamento do tema enquanto área promissora de pesquisa. Foram mapeadas 11 categorias e 5 subcategorias que agrupam as pesquisas de teses e dissertações com foco em economia circular.
Ellen MacArthur Foundation. (2015). Towards a circular economy: Business rationale for an accelerated transition. Souza Junior, H. R. A., Dantas, T. E. T., Zanghelini, G. M., Cherubini, E., & Soares, S. R. (2020). Measuring the environmental performance of a circular system: Emergy and LCA approach on a recycle polystyrene system. Science of The Total Environment, 138111. Tranfield, D., Denyer, D., & Smart, P. (2003). Towards a Methodology for Developing Evidence-Informed Management Knowledge by Means of Systematic Review. British Journal of Management, 14(3), 207–222.