Resumo

Título do Artigo

Construção de redes de solidariedade com as pessoas afetadas pela pandemia e aprendizagens relacionadas
Abrir Arquivo

Tema

Outros temas

Autores

Nome
1 - Bruna Caroline Cerva Corrêa
Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS - Escola de Administração da UFRGS Responsável pela submissão

Reumo

Em 2019 uma nova doença, conhecida mundialmente como COVID-19, mudou a forma de viver, de consumir, de trabalhar e de se relacionar do mundo todo. As medidas tomadas para a contenção de casos da doença impactaram o comportamento dos brasileiros e evidenciaram problemas estruturais não tratados, tais como a desigualdade social. Mas nem todas as consequências geradas pela pandemia foram negativas. Um aspecto positivo, é o fortalecimento de redes de solidariedade em busca de soluções durante o enfrentamento deste período e as aprendizagens relacionadas ao recebimento de apoio por estas redes.
Este artigo tem como objetivo verificar se aqueles que fazem parte dessas redes e ou que têm sido beneficiados por elas, obtiveram um aprendizado oriundo das ações tomadas neste período, bem como os efeitos das ações de solidariedade sobre as famílias.
Este capítulo se destina a apresentação da literatura já existente sobre o tema que será abordado para a compreensão e embasamento do problema desta pesquisa. Por se tratar de um tema abrangente apenas alguns tópicos serão apresentados, sendo escolhidos aqueles mais diretamente relacionados com a explicação do problema desta pesquisa. Será apresentado o conceito de redes, mais especificamente redes de solidariedade e suas caraterísticas principais, e como estas redes podem auxiliar no atendimento da proposta desta pesquisa.
Este capítulo tem como objetivo apresentar o método de pesquisa que será utilizado para o cumprimento dos objetivos desta pesquisa trabalho. Para tanto, optou-se por realizar uma pesquisa qualitativa, onde elaborou-se um questionário online e a busca de dados secundários. Os dados serão analisados através da análise de conteúdo, e apresentados em formas de gráficos e tabelas.
A maioria foi afetada psicologicamente (50%), o que mostra a necessidade do apoio oferecido pelas redes de solidariedade, não apenas em sentido material, mas também emocional. Dentre os respondentes a metade não recebeu nenhum tipo de apoio, ou não identificou o apoio recebido. Além disso, a maioria não conhece alguma rede ao não identifica a atuação dela em sua comunidade. Embora tenha havido grande concordância das pessoas sobre a importância da ação dessas redes, alguns destacaram a necessidade de maior divulgação do apoio oferecido e do fortalecimento da imagem de confiança dessas redes.
De acordo com as respostas obtidas, tanto o apoio emocional quanto financeiro foram considerados muito importantes neste período. No entanto, observou-se o desconhecimento pela maioria das pessoas do que constitui essas redes solidárias de apoio. Com isso, vê-se a necessidade de melhor divulgação do trabalho dessas redes e como as pessoas podem se beneficiar delas, além de estabelecer uma imagem que dê segurança as pessoas, produzindo uma relação de confiança para que as pessoas que precisam possam recorrer a essas redes.
ANDRADE, Gabriela R. B. de; VAITSMAN, Jeni. Apoio social e redes: conectando solidariedade e saúde. Ciência & Saúde Coletiva, v. 7, n. 4, p. 925-934, 2002. FapUNIFESP He, H., & Harris, L. The Impact of Covid-19 Pandemic on Corporate Social Responsibility and Marketing Philosophy. Journal of Business Research. 2020. INOJOSA, Rose Marie. Redes de Compromisso Social. Revista de Administração Pública, Rio de Janeiro, v. 5, n. 33, p. 115-141, 1999. MANCE, Euclides André. Redes de Colaboração Solidária. Petrópolis, Ed. Vozes, 2002