Resumo

Título do Artigo

ANÁLISE DA CONSCIÊNCIA ECOLÓGICA DO CONSUMIDOR MANAUARA: UM ESTUDO REALIZADO COM ESTUDANTES NA CIDADE DE MANAUS
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Tema

Inovação Sustentável e Marketing

Autores

Nome
1 - MARCIA MARIA COSTA BACOVIS
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas - Campus Manaus Distrito Industrial Responsável pela submissão
2 - Ágata Maitê Ritter
Unisinos - Universidade do Vale dos Sinos - São Leopoldo

Reumo

Compreender o interesse dos consumidores por questões de sustentabilidade é um estudo relevante em países emergentes como o Brasil, que tem como prioridade o seu desenvolvimento econômico como forma de suprir as carências de sua população. Ao longo dos anos, diversos estudos foram realizados no Brasil, e no mundo, para mensurar a consciência ecológica de consumidores, no entanto observou-se uma carência deste tipo de estudo na região norte do Brasil, especificamente na cidade de Manaus, região onde encontra-se a maior floresta tropical do mundo, a Floresta amazônica.
A região norte, onde está localizada a cidade de Manaus, tem o segundo menor índice de consciência ambiental do país. Assim, o objetivo deste estudo é explorar e mensurar a consciência ecológica do consumidor manauara, quanto aos seguintes quesitos: produtos; reciclagem e reutilização; alimentação e saúde; hábitos domésticos; ações de mudança e consumo de energia dimensões da escala proposta por Lages e Vargas Neto (2002), de forma a contribuir para o campo de pesquisa sobre consumo sustentável e consciência ecológica.
Para Kumar e Polonsky(2017), ter consciência é optar em consumir produtos com baixo impacto ambiental, elevado ciclo de vida e que não afete negativamente outros países e seres. A mudança para uma consciência ambiental gera impactos socioeconômicos, mudanças de paradigmas, bem como a busca por um consumo sustentável, o que contribui para a redução do consumo de recursos naturais, mudança do estilo de vida e consumo de produtos ecológicos. Para Biswas e Roy (2015), a ação de mudanças para uma consciência ambiental passa por uma mudança de paradigmas e uma atenção ao consumo sustentável.
A pesquisa realizada é de caráter exploratório descritivo, utilizando instrumento de coleta de dados adaptado do modelo testado e validado na região Sul do Brasil, por Lages e Vargas Neto (2002). A pesquisa é quantitativa e utilizou a survey como procedimento técnico, com 203 (questionários válidos) de respondentes moradores de Manaus, capital do estado do Amazonas. O instrumento foi aplicado via dispositivo Google Docs, por se achar apropriado ao tipo de estudo realizado. A operacionalização das respostas foi por meio da escala Likert de cinco pontos.
Os resultados da AFE indicam que a CE do consumidor manauara está fortemente relacionada ao uso racional de energia, consumo de energia, ação de mudança e comportamento ambientalmente correto. Os resultados apontam que as variáveis Uso Racional de Energia, Consumo de Energia e Ação de Mudança, estão fortemente correlacionados com a consciência ecológica, levando a um consumo mais sustentável. No entanto, Compras Sustentáveis e Hábitos Domésticos mostraram uma relação mais fraca. A pesquisa contribuiu para entender quais fatores são influenciados a partir de uma maior consciência ecológica.
Os resultados mostraram certa consistência e semelhança no agrupamento dos itens para formação das dimensões. O valor encontrado para variância explicada foi de 61,22%, e é semelhante ao alcançado no estudo de Lages e Vargas Neto (2002), de 63,34%. Os indivíduos da pesquisa expressam a sua consciência ecológica a partir do Uso Racional da Energia elétrica, preocupam-se com o consumo de energia e salienta que os consumidores dão preferência nas compras por produtos de ciclo de vida prolongado e mudam de marca ou produto, se os mesmos estão prejudicando o meio ambiente.
ABELIOTIS, Konstadinos; KONIARI, Christina; SARDIANOU, Eleni. The profile of the green consumer in Greece. International Journal of Consumer Studies, v. 34, n. 2, p. 153-160, 2010. BISWAS, Aindrila; ROY, Mousumi. Green products: an exploratory study on the consumer behaviour in emerging economies of the East. Journal of Cleaner Production, v. 87, p. 463-468, 2015. GONÇALVES-DIAS, S.L.F. et al. Consciência ambiental: um estudo exploratório sobre suas implicações para o estudo de Administração. RAE-eletrônica, São Paulo, v.8, n.1, art.X, jan./jun. 2009