Resumo

Título do Artigo

PROMOÇÃO DO TURISMO SUSTENTÁVEL E SEUS REFLEXOS SOCIOECONOMICOS NA CIDADE DE ICAPUÍ/CE
Abrir Arquivo

Tema

Políticas Públicas para a Sustentabilidade

Autores

Nome
1 - Paulo Torres Junior
Universidade Federal do Ceará - UFC - Departamento de estudos Interdisciplinares - DEINTER Responsável pela submissão
2 - Maione Cardoso
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ - UECE - CESA/ curso de administração
3 - Gil Célio de Castro Cardoso
-

Reumo

O turismo além de ser uma atividade econômica voltada ao lazer, é também transformadora de espaços, sendo considerado uma excelente estratégia para a promoção do desenvolvimento local. No Ceará, a importância do turismo para a economia é significante, pois compensa o baixo desenvolvimento econômico em outros setores. Na cidade de Icapuí/CE, o governo do estado e o município implementaram projetos voltados à promoção do turismo sustentável, como uma alternativa menos impactante ao desenvolvimento local, através de ações que primam pela preservação das suas características naturais.
Objetivo geral é realizar um diagnóstico sobre os processos de implementação e execução da política local, face à gestão do turismo sustentável no município de Icapuí/CE, objetivando responder a seguinte questão: As ações e projetos implementados na cidade de Icapuí/CE tiveram planejamento balizado numa gestão socioambiental visando preservar o meio natural, a cultura local e ainda promover o turismo sustentável contribuindo, dessa forma, com o desenvolvimento local?
O turismo é um importante motor na geração de renda, emprego e novos investimentos. Quando gerido e planejado com viés da sustentabilidade, o turismo é uma alternativa adequada de exploração e conservação dos recursos naturais. Neste sentido, o turismo de base comunitária se apresenta como contraponto ao turismo de massa, voltando-se à promoção de um desenvolvimento sustentável, favorecendo a inclusão via trabalho decente, apoiado pelas autoridades e organizações e gerido através da conscientização, valorização cultural, investimento em infraestrutura e regulamento de uso e gestão dos recursos
A metodologia empregada foi de natureza bibliográfica, documental e netnográfica (SILVIA, 2015). Os dados referentes às ações governamentais de gestão municipal entre os anos de 2008 a 2020 foram coletados a partir de sites, documentos, legislações e estudos publicados em eventos e periódicos. Para a análise, procedeu-se com a técnica de análise documental (LÜDKE, ANDRÉ,1986), realizada de forma sistemática, ordenada e intencional. O delineamento territorial se dá em Icapuí/CE, frente a sua relação com o turismo sustentável e os conflitos na comunidade decorrentes do turismo de massa.
O turismo em Icapuí/CE é intenso devido aos recursos naturais locais. Porém, a comunidade resiste ao investimento no turismo de massa. Isso porque a inserção mal planejada do turismo trouxe impactos negativos ao local, como poluição e criminalidade. Assim, foram implementadas ações para a mitigação e prevenção de alguns problemas decorrentes da atividade turística, com vistas a conter o avanço de impactos negativos nos espaços naturais da cidade. O turismo de base comunitária foi uma alternativa adotada para proteger o patrimônio local, através de ações de conscientização e fiscalização.
Apesar de Icapuí/CE possuir políticas públicas voltadas para o turismo, elas são poucas e ineficientes. Não há integração entre elas, o que diminui sua eficácia. Quanto à participação da população, esta tem sido constante ao longo do crescimento do turismo no município, influenciando, inclusive, projetos voltados ao turismo comunitário. Porém, o planejamento do turismo em Icapuí/CE tem sido parcialmente balizado numa gestão socioambiental, pois apesar de haver participação, não se observam característica de cunho sustentáveis e nem englobam a maior parte da sociedade do município.
CARACRISTI, M. F., ALBUQUERQUE, J. C. Entre dois mundos: Turismo de base local na comunidade de Ponta Grossa- Icapuí-Ce. Revista da Casa da Geografia de Sobral, Sobral/CE, v. 17, n. 3, p. 112-127, Dez. 2015, http://uvanet.br/rcgs. CARGOBIM, M. L.V. (Org.) Memória Viva De Icapuí. 1a Edição. Fundação Brasil Cidadão. 2013.Disponível em: http://livrozilla.com/doc/600867/mem%C3%B3ria---museu-da-pessoa >, Acesso em: 05/08/2020 MEIRELES, A. J., SANTOS, A. M. Atlas de Icapuí, 1ª edição, Icapuí/CE. 2012. Disponível em: http://http://www.deolhonaagua.org.br/site/livro_e_cartilha/atlas%20de%20icapui.pdf