Resumo

Título do Artigo

Os hábitos de consumo sustentável e a consciência ambiental influenciam a intenção de compra de produtos ecológicos? Um estudo com professores
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Tema

Educação e Sustentabilidade

Autores

Nome
1 - Géssica de Oliveira Leite
Centro Universitário UNINOVAFAPI - UNINOVAFAPI
2 - Clayton Robson Moreira da Silva
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PIAUÍ - IFPI - Campus Pedro II Responsável pela submissão
3 - Laís Vieira Castro Oliveira
Universidade Federal do Ceará - UFC - Universidade Federal do Ceará
4 - Raimundo Eduardo Silveira Fontenele
Universidade Federal do Ceará - UFC -

Reumo

O debate sobre a sustentabilidade tem recebido maior destaque no meio acadêmico, ampliando os questionamentos sobre as questões ambientais, instigando pesquisadores, profissionais e os mais diversos agentes sociais a discutir meios de preservar os recursos ambientais. No meio educacional, as pesquisas sobre o tema têm dado maior ênfase aos comportamentos de estudantes, sugerindo uma lacuna no que refere às pesquisas com professores, profissionais relevantes no processo de desenvolvimento e institucionalização da sustentabilidade.
Considerando a importância do papel dos professores em relação às questões ambientais, uma vez que estes profissionais exercem papel fundamental na formação de cidadãos comprometidos com a coletividade e o bem comum, delineou-se como objetivo desta pesquisa analisar a influência dos hábitos de consumo sustentável e da consciência ambiental na intenção de compra de produtos ecológicos. Para tanto, realizou-se uma pesquisa com professores que atuam na rede pública de ensino no cerrado piauiense.
Utilizar os recursos naturais de maneira consciente e respeitando o meio ambiente representa uma nova percepção sobre o desenvolvimento (BRITO; CUNHA; SIVERES, 2018). Ao adotarem práticas sociais de consumo consciente, os consumidores passam a ser agentes de mudança ambiental, auxiliando no desenvolvimento sustentável e promovendo práticas ambientais responsáveis (JACA et al., 2018). No contexto educacional, a forma como os professores compreendem a sustentabilidade pode ter consequências na maneira como incorporam a temática em seu processo de ensino (BORGES, 2019).
Trata-se de uma pesquisa do tipo survey, de natureza quantitativa, em que foram aplicados questionários com 299 professores que atuam na rede pública de ensino no cerrado piauiense. O instrumento de coleta de dados foi desenvolvido com base no estudo de Cardoso e Cairrão (2007), na versão redimensionada e validade por Tambosi et al. (2015). Foram utilizadas técnicas de análise descritiva, análise fatorial exploratória e regressão linear múltipla.
Os resultados indicam que a intenção de compra de produtos ecológicos é influenciada pelos hábitos de consumo sustentável e pela consciência ambiental, de forma específica, pelas variáveis “produtos saudáveis” e “limite de crescimento”, indicando que os indivíduos que atribuem maior importância ao consumo de produtos saudáveis e se preocupam com os limites de produção, consumo e crescimento tendem a ter maior intenção de compra desses produtos. Ainda, verificou-se que as variáveis gênero, faixa etária, filho(s) e renda apresentaram efeito sobre a intenção de compra de produtos ecológicos.
A pesquisa contribui para o campo do desenvolvimento sustentável à medida em que fomenta a discussão sobre atitudes e comportamentos sustentáveis de professores, profissionais-chave no processo de desenvolvimento de práticas de educação ambiental nos espaços escolares, contribuindo para a formação crítica e social de estudantes, com foco na sustentabilidade. Assim, este estudo ajuda a ampliar o debate acadêmico sobre o assunto em questão, motivando os pesquisadores a investigar outras questões relacionadas à sustentabilidade no contexto educacional.
BORGES, F. Knowledge, attitudes and behaviours concerning sustainable development: a study among prospective elementary teachers. Higher Education Studies, v. 9, n. 2, p. 22-32, 2019. BRITO, R. O.; CUNHA, C.; SIVERES, L. Gestão participativa e sustentabilidade socioambiental: um estudo em escolas da rede pública de Sobral-CE. Ciência & Educação, v. 24, n. 2, p. 395-410, 2018. JACA, C.; PRIETO-SANDOVAL, V.; PSOMAS, E. L.; ORMAZABAL, M. What should consumer organizations do to drive environmental sustainability? Journal of Cleaner Production, v. 181, p. 201-208, 2018.