Resumo

Título do Artigo

AVALIAÇÃO DE EFICIÊNCIA OPERACIONAL E DE DESEMPENHO AMBIENTAL DE PORTOS BRASILEIROS
Abrir Arquivo

Tema

Comunicação, Indicadores e Modelos de Mensuração da Sustentabilidade

Autores

Nome
1 - Alexsander José dos Santos
Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP - Campus Sorocaba Responsável pela submissão
2 - Henrique Ewbank de Miranda Vieira
-
3 - Sandra R M Masalskiene Roveda
-
4 - Sandro Donnini Mancini
-
5 - José Arnaldo Frutuoso Roveda
-

Reumo

Fatores como a recente privatização e construção de terminais portuários nacionais, a atualização dos Planos Mestres dos portos públicos brasileiros, a possiblidade de se estudar uma quantidade maior de portos, a aplicação de novas abordagens no assunto e contribuição com o assunto de diferentes maneiras (forma de análise, ferramentas utilizadas, etc.) e a inclusão da discussão da questão ambiental justificam a realização de estudos como este.
O presente estudo teve como objetivo analisar a eficiência operacional de instalações portuárias públicas e privadas que realizam a movimentação de granéis sólidos (soja, trigo, etc.) e comparar os resultados de eficiência obtidos com o respectivo desempenho ambiental de cada porto.
De acordo com Fontes (2006) a Análise Envoltória de Dados (DEA), técnica de programação linear, busca mensurar a eficiência de unidades organizacionais que fazem uso de distintos insumos (inputs) para obtenção de diferentes produtos (outputs). A aplicação do DEA no setor portuário segundo Fernandes (2010) mostra que os resultados gerados dão a possibilidade de fornecer referências Benchmark, que ajudam os operadores dos terminais portuários a visualizarem deficiências nas operações, com finalidade de melhorar a produção.
Para atingir o objetivo do estudo, foi realizada a aplicação de dois modelos (CRS e VRS) orientados a input de Análise Envoltória de Dados (DEA), tendo como amostra 28 portos que movimentam granéis sólidos, além de testes não-paramétricos para verificação de diferenças significativas nas medianas dos índices obtidos (eficiência operacional e desempenho ambiental)
A partir dos resultados dos modelos CRS e VRS, pode-se dizer que grande parte das instalações portuárias foram consideradas ineficientes, pois apresentam valores de eficiência menores que 1, chegando a 75% (21 de 28) no modelo CRS e 67,86% no VRS (19 de 28), gerando uma preocupação em relação a infraestrutura atual dos portos e como esta atende à demanda existente. Já os resultados dos testes estatísticos não-paramétricos aplicados, identificaram-se apenas diferenças significativas entre a mediana dos resultados do modelo DEA VRS e os resultados do Índice de Desempenho Ambiental (IDA).
Em suma, o modelo VRS retornou valores de eficiência melhores para a amostra utilizada em comparação com o CRS, tendo como referência o valor da mediana de ambos modelos, principalmente nos portos com maior infraestrutura, Paranaguá e Santos, e para os portos com baixa eficiência no primeiro modelo aplicado, Recife, Aratu e Cabedelo. A partir da aplicação de três testes não-paramétricos conclui-se que há apenas diferenças significativas entre a distribuição das medianas das medidas do VRS e do IDA, conforme apresentado.
CHARNES, A.; COOPER, W. W.; RHODES, E. Measuring the efficiency of decision making units. European Journal of Operational Research, v. 2, n. 6, p. 429–444, 1978. FERNANDES, R. L. Avaliação dos terminais que movimentam contêineres no Brasil através da análise envoltória de dados. 2010. - Dissertação (Mestrado em Engenharia da Produção).Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2010. FONTES, O. H. P. M. Avaliação da eficiência portuária através de uma modelagem DEA. In: X Simpósio de Pesquisa Operacional e Logística da Marinha. Anais do SPOLM, 2006.