Resumo

Título do Artigo

Desafios e oportunidades da bovinocultura do Pampa brasileiro pós COVID-19 a partir da perspectiva One Health
Abrir Arquivo

Tema

Gestão Ambiental

Autores

Nome
1 - Juliana Gomes Moreira
Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS - Faculdade de Economia Responsável pela submissão

Reumo

Desde dezembro de 2019 o mundo enfrenta uma rápida disseminação do coronavírus. O vírus causador da COVID-19 foi identificado, primeiramente, na cidade de Wuhan, na China, e em um curto espaço de tempo avançou sobre as fronteiras mundiais provocando mortes e colapsos em sistemas de saúde e econômicos ao redor do planeta. No dia 11 de março de 2020 a Organização Mundial Da Saúde – OMS – declarou pandemia de Covid-19, com números que chegavam a 118 mil casos em 114 países e 4.291 mortes provocadas pela doença.
Diante desse panorama e de um cenário no qual a pecuária extensiva vem perdendo espaço para a agricultura intensiva, especialmente a soja, esse trabalho tem como objetivo geral identificar convergências dos sistemas extensivos de bovinocultura de corte com a abordagem de “One Health”.
De acordo com a One Health Commission (2020) a One Health é uma abordagem colaborativa, multissetorial e transdisciplinar - trabalhando nos níveis local, regional, nacional e global - para alcançar resultados ótimos de saúde e bem-estar, reconhecendo as interconexões entre pessoas, animais, plantas e seu ambiente compartilhado.
Tendo em vista a carência de estudos relacionados à criação de animais na fração brasileira do bioma Pampa sob uma perspectiva One Health fez-se necessário uma pesquisa de caráter exploratório, com vistas a obter uma visão geral deste conceito, bem como explorar hipóteses de estudos relacionados a bovinocultura de corte do bioma Pampa. De acordo com Gil (2008, p.27) “pesquisas exploratórias são desenvolvidas com o objetivo de proporcionar visão geral, de tipo aproximativo, acerca de determinado fato.
Sendo a atividade pecuária considerada a melhor opção para o uso sustentável de um ecossistema pastoril como é o Pampa, essa atividade também promove One Health, considerando que os animais são criados soltos e se alimentam das pastagens naturais com pouca incidência de doenças.
Foi possível observar que o principal desafio é dar inicio a uma ação coordenada entre setor público, privado e produtores para alcançar uma abordagem One Health, tendo em vista as iniciativas já em andamento no Pampa brasileiro, o que pode contribuir para enfrentar a forte concorrência com a agricultura.
ONE HEALTH COMMISSION. What is one Health?Disponívelem: .Acesso em: 03 de ago. 2020. Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente e Instituto Internacional de Pesquisa Pecuária. 2020. Prevenindo a próxima pandemia: Doenças zoonóticas e como quebrar a cadeia de transmissão. Nairobi, Quênia: UNEP. .Acessoem: 08 jun. de 2020.