Resumo

Título do Artigo

GERENCIAMENTO DE IMPRESSÃO DAS NARRATIVAS CONTÁBEIS DA VALE S.A. EM DETRIMENTO DO ROMPIMENTO DA BARRAGEM DE BRUMADINHO
Abrir Arquivo

Tema

Finanças sustentáveis, economia e contabilidade

Autores

Nome
1 - Jonas Rosso Cadorin
UFSC Universidade Federal de Santa Catarina - Campus Trindade Responsável pela submissão
2 - Viviane Theiss
UFSC Universidade Federal de Santa Catarina - Departamento de Ciências Contábeis

Reumo

As narrativas contábeis correspondem às palavras empregadas no processo de comunicação da empresa com seus stakeholders(BEATTIE, 2014). Pela comunicação, a gerência é motivada pelo desejo de apresentar uma visão do desempenho corporativo satisfatório, que nem sempre condiz com a realidade.Há uma literatura sobre gerenciamento de impressões nos relatórios financeiros, onde os gerentes podem usar o gerenciamento de ganhos, em narrativas, gráficos e figuras/fotografias para gerenciar a impressão, que transmite aos usuários algo positivo nos relatórios financeiros publicados.
No Brasil, houve o enfrentamento de dois grandes desastres envolvendo a ruptura de barragens de rejeitos de minério de ferro, a barragem de Fundão em 2015 e a barragem de Brumadinho em 2019, ambas relacionadas com a Vale S.A.que geraram impactos sociais, ambientais e econômicos negativos. Diante disso, como estão representadas as estratégias de gerenciamento de impressão de dissimulação, pela manipulação da facilidade de leitura e manipulação temática, nas narrativas contábeis na comunicação corporativa, quando do rompimento da barragem de Brumadinho, pertencente à empresa Vale S.A.?
O gerenciamento de impressões envolve os processos pelos quais as pessoas controlam como são percebidas pelos outros. Entre as estratégias de gerenciamento de impressão que podem ser executadas pela organização, destaca-se a dissimulação, pela ofuscação ou ocultação de informações e pela ênfase em boas notícias, manejadas de maneira verbal.As organizações desejam obter a legitimidade e engajam-se no gerenciamento de impressões, buscando criar e enviar a seu público, mensagens que retratam estruturas ou ações, reais ou fictícias, congruentes com as demandas do ambiente técnico-institucional.
A abortagem do estudo é descritivo, documental e qualitativo a partir das narrativas contábeis divulgados pela Vale S.A., no período de 2018 a 2019, em detrimento do detrimento do rompimento da barragem de rejeitos de Brumadinho, ocorrida em 25 de janeiro de 2019. As narrativas examinadas são encontradas em documentos organizacionais disponibilizados no website da companhia, advindos de mensagens da presidência em relatórios anuais de sustentabilidade, relatório da administração e formulários de referência. A técnica utilizada para a análise neste trabalho foi análise de conteúdo.
A manipulação da facilidade de leitura apresenta grau de dificuldade nos formulários de referências. Entretanto, as complexidades dos relatórios diminuem quando a empresa emite informações mais detalhadas nos relatórios de sustentabilidade e de administração, onde há facilidade de leitura. Dentre as palavras-chave que houveram maior repetição nos anos pesquisados foram “segurança”, “reparação”, “salvamento”, “apoio” e “ativo”, pela tentativa de a empresa demonstrar compreensão e consideração pelos eventos ocorridos em Mariana e Brumadinho, que buscam amenizar os problemas ocorridos.
O estudo comprovou a utilidade das narrativas para repassar informações econômicas baseadas na maximização da utilidade, bem como explicações comportamentais baseadas no emprego de frases emotivas e na inserção da narrativa na prática social. Os achados são consistentes com a literatura sobre uso da facilidade de leitura e ênfase nas boas notícias, como forma de ocultar informações negativas.
BRENNAN, N. M.; GUILLAMON-SAORIN, E.; PIERCE, A. Impression management: Developing and illustrating a scheme of analysis for narrative disclosures: A methodological note. Accounting, Auditing & Accountability Journal, v. 22, n. 5, p. 789-832, 2009. THEISS, V. Alinhamento entre as racionalidades da teoria da atribuição e da legitimidade no gerenciamento de impressão: uma análise das narrativas contábeis da Samarco Muniração S.A. 2019. 223p. Tese (Doutorado em Contabilidade) – PPGC/UFSC, Florianópolis, 2019.