Resumo

Título do Artigo

A CRIAÇÃO DE VALOR SOCIOAMBIENTAL EM EMPREENDIMENTOS SOCIOAMBIENTAIS DE TURISMO
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Tema

Empreendedorismo e Negócios de Impacto

Autores

Nome
1 - Cristina de Moura João
Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA/USP) - Responsável pela submissão
2 - Rosa Maria Fischer
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Reumo

Empreendimentos socioambientais são organizações que buscam a criação de valor social e econômico, criando uma nova lógica de mercado. Por ser um movimento recente, a definição deste conceito está em constante descoberta, assim como a forma como criam valor socioambiental. Para compreender esta criação de valor, foi estudado um empreendimento socioambiental no setor de turismo, pois este setor é reconhecido devido ao potencial de desenvolvimento econômico, ambiental e social, possibilitando que áreas menos desenvolvidas tenham chance de ser reinseridas na dinâmica da economia mundial.
É possível observar que, tanto na literatura de empreendedorismo quanto na de valor socioambiental, existe espaço e necessidade de estudos que analisem empreendimentos com o propósito de criar valor social e ambiental. Deste modo, este estudo busca trazer mais elementos à discussão acerca de empreendimentos que não só tem o objetivo de criar valor social, mas também ambiental. O objetivo foi investigar a criação de valor socioambiental em um empreendimento socioambiental de turismo, compreendendo características e práticas deste e se pode influenciar na criação de valor.
Empreendimentos socioambientais são organizações que buscam a criação de valor social e econômico, gerando resultados sociais e ambientais ao mesmo tempo em que são sustentáveis financeiramente (Dees, 1998; Karnani, 2007; Marquez et al. 2009; Comini et al. 2012). O valor social é um conceito-chave para compreender o empreendedorismo socioambiental (Dacin et al., 2011), assim como o valor ambiental. A maioria das definições de valor ambiental são provenientes da área de operações, que tem como foco principal a avaliação do impacto físico no meio ambiente e nas comunidades.
O presente estudo de caso é descritivo exploratório e qualitativo, construído com dados secundários acerca da unidade investigada e dados primários levantados junto à empreendedora e gestora, bem como, junto aos moradores da comunidade e parceiros locais por meio de observação participante. Este artigo descreve e analisa o empreendimento socioambiental aqui denominado Alfa, que permitiu detalhar suas características e aprofundar o conhecimento das opiniões e percepções dos atores sociais envolvidos, por meio dos depoimentos dos entrevistados.
Foi realizado o exame, categorização e recombinação das evidências coletadas (Yin, 2005) e criação de códigos produzidos em dois ciclos (Miles et al., 2014) com o apoio do software Atlas.ti. A descrição do caso foi inspirada na análise within-case (Eisenhardt, 1989). Para a análise das características e práticas do empreendimento, bem como a verificação da criação de valor socioambiental, foram comparados os dados secundários e os relatos obtidos pelas entrevistas.
A influência de Alfa na potencialização da criação de valor social e ambiental através da iniciativa de turismo comunitário em Grajaú-Bororé pode ser constatada mediante o incremento do capital natural, social e produtivo e as ações de educação ambiental e de reuso de materiais. Observou-se que Alfa tem maior atuação na divulgação e comercialização dos roteiros de visitas, na promoção das ações da comunidade e no fortalecimento de parcerias do que, propriamente, em operar atividades que estimulem o desenvolvimento local.
Dacin, M. T., Dacin, P. A., & Tracey, P. (2011). Social Entrepreneurship: A Critique and Future Directions. Organization Science, 22(5), 1203–1213. Fischer, R. M., & Comini, G. (2012). Sustainable development: from responsibility to entrepreneurship. Revista de Administração, 47(3), 363–369. Rawhouser, H., Cummings, M., & Newbert, S. L. (2019). Social Impact Measurement: Current Approaches and Future Directions for Social Entrepreneurship Research. Entrepreneurship Theory and Practice, 43(1), 82–115.