Resumo

Título do Artigo

Influência da Estratégia Ambiental sobre a Gestão da Logística Reversa e Desempenho da Ecoinovação
Abrir Arquivo

Tema

Estratégia para a Sustentabilidade

Autores

Nome
1 - Brenda Levandoski
-
2 - Delcio Pereira
Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC - Universidade do Estado de Santa Catarina Responsável pela submissão
3 - ALEXANDRE BORGES FAGUNDES
Universidade do Estado de Santa Catarina - UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA
4 - Fernanda Hansch Beuren
Universidade do Estado de Santa Catarina - Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC

Reumo

A busca desenvolvimento sustentável parece ser uma das iniciativas sociais mais importantes do século vinte, e está pautada principalmente pelo interesse na redução dos impactos ambientais e sociais adversos. Assim, demanda comprometimento coletivo e corporativo na readequação de condutas, atuação e operacionalização de inovações que possam contribuir para o alcance deste ideal (BARBIERI et al., 2010).
O presente estudo consubstanciou-se na contribuição de Hsu e Liao (2014), evidenciado em arranjos produtivos de Taiwan, e analisados sob a conjuntura do arranjo produtivo da região do Alto Vale do Rio Negro, no nordeste do estado de Santa Catarina (Brasil). Assim, o objetivo deste trabalho foi analisar a influência da estratégia ambiental sobre a Gestão da Logística Reversa e Desempenho da Ecoinovação.
Independente do grau de implementação das abordagens ambientalmente amigáveis, elas representam a forma como as corporações lidam com a pressão constante para tomar iniciativas e reconhecer suas responsabilidades sociais; repercutindo no interesse por questões relativas às estratégias de Responsabilidade Social Empresarial (RSE) e Gestão Ambiental. Da mesma forma, remontam às mudanças na concepção de vantagens competitivas para geração de desempenho superior de suas operações (JENKINS, 2009).
Através do tema proposto e considerando os objetivos da pesquisa, com base na literatura, elaborou-se a proposta do modelo teórico com a definição das variáveis para estudo. A partir desta demarcação, a pesquisa foi realizada mediante protocolo quantitativo e executada através de levantamento instrumentado mediante plataforma autoadministrável de survey. O instrumento de coleta de dados foi desenvolvido com cinco blocos de afirmativas, mensuráveis a partir de escala Likert com cinco pontos; e um bloco complementar de caracterização da amostra.
Os resultados demonstram que as Estratégias Proativas apresentam proeminência através de acordos firmados com outras empresas e instituições para reforçar ações ambientais externas e internas. Por sua vez a abordagem Reativa apresentou indicadores menos representativos no agrupamento observado, refutando a gestão ambiental como um ônus às operações industriais. Acerca dos indicadores da Gestão de Logística Reversa e de Desempenho da Ecoinovação, ressaltou-se o processo de concepção de produtos e processos como fundamental para oportunizar esta abordagem produtiva.
As análises de correlação sinalizaram um entendimento da questão ambiental como oportunidade a ser explorada pelas organizações, de forma a constituir estratégias que intensifiquem sua presença em mercados qualificados e representam valor a ser incorporado em suas soluções. Desta forma os fatores mencionados expressam as principais diretrizes rastreadas pelo estudo, focalizando elementos que explicam a convergência de gestão no arranjo produtivo em evidência no âmbito das concepções e estratégias ambientais e seus desdobramentos.
BARBIERI, J. C.; VASCONCELOS, I. F.G.; ANDREASSI, T.; VASCONCELOS, F.C. Inovação e sustentabilidade: novos modelos e proposições. RAE. São Paulo, 2010. HSU, C. L.; LIAO, Y. C. Sustainability strategies and reverse logistics management: A contingent link. In Management of Innovation and Technology (ICMIT), 2014 IEEE International Conference on (pp. 500-507).Taiwan, 2014. JENKINS, R. What is corporate social responsibility? In: Peil, J.; Van Staveren, I. Handbook of economics and ethics (págs. 69-76). Cheltenham (UK): Edward Elgar Publishing Ltd. 2009.