Resumo

Título do Artigo

ANÁLISE DAS PRÁTICAS DE INOVAÇÃO AMBIENTAL EVIDENCIADAS PELAS EMPRESAS EXPORTADORAS DE PAPEL E CELULOSE LISTADAS NA BRASIL BOLSA BALCÃO [B]³
Abrir Arquivo

Tema

Inovação Sustentável e Marketing

Autores

Nome
1 - Vitchenzo Manfron Caliari
Universidade Positivo - PMDA - Universidade Positivo Responsável pela submissão
2 - Antonio Nadson Mascarenhas Souza
Universidade Federal do Paraná - Universidade Federal do Paraná
3 - Marcielle Anzilago
- UFPR

Reumo

A preocupação com a sustentabilidade vem ganhando espaço, assim como a implantação e expansão das ideias relacionadas a ela nas organizações, onde surge o conceito de inovação ambiental que parte da transformação de consciência tradicional para inovadora, reduzindo impactos, custos e aumentando a produção.
Frente a oportunidade de pesquisa sobre a temática o questionamento de pesquisa que norteia a presente investigação é: Quais práticas de inovação ambiental divulgadas pelas empresas exportadoras de papel e celulose listadas na B3? Nesta perspectiva o presente estudo tem como objetivo analisar as práticas de inovação ambiental divulgadas pelas empresas exportadoras de papel e celulose listadas na B3.
O desenvolvimento do trabalho partiu de estudos desde duas décadas atrás até atualmente, mostrando a evolução do conceito de inovação ambiental e aplicações dela nas empresas com o intuito de se inovar. Para melhor adequação e entendimento, foi usado como base trabalhos sobre a inovação ambiental, onde os autores Jiao et al. (2020) estudaram certa empresa e a transformaram apresentando áreas em que a mudança pode começar. Como também Kleindorfer et al. (2005) apresentam que tanto a pressão do consumidor como a regulamentação influenciam a taxa e a natureza da inovação no setor de celulose.
A pesquisa em questão caracteriza-se como descritiva com abordagem quali-quanti. Para tanto utilizou-se a análise de conteúdo dos documentos divulgados no site das empresas do setor de materiais básicos do setor de papel e celulose. Para a referida análise utilizou-se os relatórios divulgados pelas companhias de papel e celulose, sendo eles o formulário de Referência e os Relatórios de Sustentabilidade no período de 2017 a 2019 a escolha por estes anos se deu pelo segmento apresentar as maiores taxas de crescimento do mercado consumidor e de exportações
Algumas empresas divulgam informações de inovação ambiental muito mais que outras de papel e celulosa. O constructo de inovação ambiental é visto em quase todas as empresas pertencentes a amostra, no entanto outros aspectos como resposta política e recursos da empresa são divulgados apenas de maneira narrativa nos relatórios. Deste modo Ferreira et al. (2019) comentam que os controles gerenciais e as técnicas de gestão ambiental são determinantes importantes para a adoção da inovação ambiental nas firmas que procuram melhores resultados.
Mediante os achados das empresas que compõe a amostra, percebeu-se que a Suzano e a Klabin S.A são as que mais evidenciam os aspectos relacionados a inovação ambiental tais como rede de inovação, inovação ambiental e consciência ambiental dos empreendedores, nos relatórios destas companhias é possível perceber a presença de uma narrativa acompanhada de números, em que a empresa apresenta os dados referente aos investimentos do período em prol de ações ambiental, regulatórias e voluntárias.
Jiao, J., Wang, C., & Yang, R. (2020). Exploring the driving orientations and driving mechanisms of environmental innovation: The case study of the China Gezhouba. Journal of Cleaner Production, 121016. Ferreira, M. A., Santos, M. I. P., & dos Santos, E. C. (2019). Determinantes da inovação ambiental: uma análise empírica sobre a indústria de transformação de Minas Gerais. Revista Brasileira de Estudos Regionais e Urbanos, 13(2), 201-222. Kleindorfer, P. R., Singhal, K., & Van Wassenhove, L. N. (2005). Sustainable operations management. Production and operations management, 14(4), 482-492.