Resumo

Título do Artigo

ANÁLISE DAS ESTRATÉGIAS DE COMUNICAÇÃO MIDIÁTICA DA FUNDAÇÃO RENOVA PARA REPARAÇÃO DOS DANOS EM MARIANA-MG
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Tema

Estratégia para a Sustentabilidade

Autores

Nome
1 - Paula Tosi
Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA/USP) - FEA/USP
2 - Fernando Rejani Miyazaki
Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA/USP) - Programa de Pós-Graduação em Administração
3 - Mitio Sakai
Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP - Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras - Assis
4 - Daniel Martins Abelha
Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA/USP) - FEA Responsável pela submissão

Reumo

O rompimento da barragem de Mariana em novembro de 2015 trouxe desafios para a Samarco Mineração S.A. e Vale S.A, controladoras da barragem de rejeito de minérios da cidade. O tema que está envolto pelos conteúdos de sustentabilidade ambiental e social que está em voga e com grande influência de campanhas pelo mundo, como, por exemplo, os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, será tratado neste trabalho. Este estudo também se relaciona, no campo prático, a alguns dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas ONU, com destaque para cinco destes objetivos.
O objetivo desta pesquisa é analisar a efetividade da comunicação midiática da Fundação Renova com a sociedade afetada. Como forma de atingir este objetivo, tem-se os seguintes objetivos específicos: (i) analisar como a Fundação Renova tem usado as mídias sociais como forma de comunicação com os atingidos; (ii) analisar comentários dos próprios moradores afetados; e (iii) analisar comentários dos próprios moradores acerca de como essa comunicação poderia ser mais eficaz. Tem-se como problema de pesquisa a falta de efetividade na comunicação midiática da Fundação Renova com a população atingida
O quadro teórico é caracterizado pelas perspectivas da responsabilidade socioambiental, comunicação midiática e estratégias sustentáveis nas redes. Leva-se em consideração neste trabalho que, para uma determinada organização ter uma comunicação midiática eficaz com o seu público alvo e seus stakeholders, é necessário que ela consiga produzir e definir as estratégias adequadas, ajustando-se a temas de responsabilidade socioambiental. A teoria de comunicação midiática mostra que torna-se fundamental para a eficiência da comunicação externa da companhia o canal de interação.
Para as escolhas metodológicas, o delineamento do estudo foi baseado na abordagem qualitativa, por meio de estudo de caso e estudo netnográfico. Para a coleta de dados foram analisadas as redes sociais interativas do Instagram, Facebook e Twitter da Fundação Renova (o caso a ser estudado), sendo o Facebook a rede social mais relevante e consequentemente utilizada em suas comunicações, devido ao seu alcance e interações. Foram selecionados 108 comentários da população afetada, através de 25 postagens por parte da organização entre o período de 17 de julho de 2019 e 09 de setembro de 2019.
A priori foram comparadas as divulgações de projetos da organização no Facebook e os 42 projetos oficializados pela mesma. Em seguida foi analisada a efetividade desta comunicação, por meio dos comentários da população atingida. Apesar de diversas linhas de programas desenvolvidos pela Fundação Renova, são poucos os programas que possuem destaque na sua mídia, fonte de comunicação para a sociedade atingida, voltados à recuperação econômica das comunidades afetadas (20). Tal feito mostra que apesar de serem desenvolvidos os outros programas, não há efetiva comunicação com seu público alvo.
Ao analisar os comentários da população e a divulgação dos projetos por parte da organização foi percebida uma falha na eficiência da comunicação. O trabalho inicial de indenização, que seria fundamental para uma melhor imagem da Fundação Renova e assim ter o apoio da população em seus trabalhos não foi completado, causando falhas nas etapas seguintes. Os principais assuntos reportados não se tratam de uma comunicação efetiva para o que realmente é de interesse da população afetada, como por exemplo, ações culturais na região, enquanto as indenizações ainda não foram realizadas.
Goodland, R. (1995). The concept of environmental sustainability. Annual Review of Ecology and Systematics, 26, 1-24. Kozinets, R. V. (2002). The Field Behind The Screen: Using Netnography For Marketing Research in Online Communities. Journal of Marketing Research, 39(1), 61-72. Whittington, R. (2004). Strategy after modernism: recovering practice. European Management Review, 1(1), 62-68. União. (2016). Termo de Transação e de Ajustamento de Conduta. Disponível em: < https://www.fundacaorenova.org/wp-content/uploads/2016/07/ttac-final-assinado-para-encaminhamento-e-uso-geral.pdf >.