Resumo

Título do Artigo

GESTÃO E EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UM OLHAR SOB A PERSPECTIVA DOS GESTORES DAS ESCOLAS ESTADUAIS DE PIRIPIRI-PI
Abrir Arquivo

Tema

Gestão Ambiental

Autores

Nome
1 - Raiane Freitas Silva
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PIAUÍ - IFPI - Piripiri Responsável pela submissão
2 - Elane dos Santos Silva Barroso
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PIAUÍ - IFPI - Gestão e Negócios
3 - Jéssica Magalhães Silva
-
4 - Jeferson de Arcanjo Costa
-
5 - Fábio Júnio de Freitas Pereira
-

Reumo

A responsabilidade social pode ser traduzido em adoção de práticas que extrapolam os deveres básicos do cidadão quanto das organizações, na maior parte, são ações voluntárias que implicam em um comprometimento maior que uma simples adesão formal de obrigações legais (MELLO E MELLO, 2018). Tendo em vista a relevância do tema em suas duas partes tanto a gestão ambiental quanto à responsabilidade social e devido às escolas terem o importante papel de atuar na formação moral dos alunos sendo posteriormente organizações educativas, promovendo o pleno desenvolvimento do cidadão.
Este estudo tem como problemática: quais são as ações educativas ambientais abordada pelas escolas estaduais urbanas de ensino médio do município de Piripiri-PI? Para responder tal indagação, tem-se como objetivo geral estudar como são desenvolvidas as ações educativas ambientais nas escolas estaduais urbanas de ensino médio, bem como a percepção da comunidade institucional. E como específicos identificar a existência de ações educativas ambientais nas escolas estaduais urbanas de ensino médio do município de Piripiri-PI e averiguar como são implementadas as ações educativas ambientais.
Para Romão et.al (2020) a percepção ambiental, seja de um indivíduo ou de uma comunidade, está relacionada à forma na qual são apresentadas as questões ambientais. A fim de que essa percepção seja compreendida da melhor forma possível, é preciso que ocorra educação ambiental, que para Ferreira et. al. (2019) a educação ambiental visa estimular a conscientização do indivíduo sobre os impasses ambientais, bem como estimulá-los a conservar os recursos naturais. Concomitantemente, Pereira (2020) afirma que a educação ambiental além de estimular deve propor novos horizontes,
Inicialmente foi realizada uma revisão literária de alguns conceitos sobre Educação Ambiental e Gestão Ambiental nas escolas, a fim de criar uma fundamentação teórica para melhor embasamento na temática. Logo após isto, foram realizadas pesquisas nas Escolas Estaduais de Ensino Médio de Piripiri-PI localizadas no perímetro urbano da cidade. A pesquisa foi realizada em 8 (oito) escolas da rede estadual que possuem ensino médio, localizadas no perímetro urbano da cidade de Piripiri-PI.
No que se refere às práticas, ações ou projetos desenvolvidas, para 71,4% dos respondentes afirmam que ocorrem por meio de projetos, na qual são todos produzidos pelos próprios professores das escolas. Seguido por palestras com 57,1%, eventos com 28,6% e gincanas com 14,3%. Contudo, notou-se também que nenhuma das escolas pesquisadas participam ou promovem minicursos com a temática. Já no que tange a se as organizações escolares desenvolvem ações ambientais apenas um gestor afirmou que não há práticas ambientais na instituição.
Sobre as ações educativas ambientais nas escolas, segundo os gestores não só há a existência de ações, como elas se apresentam de inúmeras formas, projetos, gincanas, criação de hortas, entre outros. Estas ações são implementadas por meio de projetos desenvolvidos pelas escolas ou pelos próprios professores das escolas em forma de gincanas ou palestras. Estas escolas buscam formar cidadãos prontos para exercerem suas cidadanias, seres humanos com ideias e atenções ao meio ambiente.
FERNANDES, R. S. et al. Uso da percepção ambiental como instrumento de gestão em aplicações ligadas às áreas educacional, social e ambiental. Encontro Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ambiente e Sociedade, v. 2, n. 1, p. 1-15, 2004. FERREIRA, Marcus Bruno Malaquias; SALLES, Alexandre Ottoni Teatini. Política ambiental brasileira: análise histórico-institucionalista das principais abordagens estratégicas. Revista de Economia, v. 42, n. 2, 2017.