Resumo

Título do Artigo

TRATAMENTO DOS PNEUS INSERVÍVEIS EM EMPRESAS AUTOMOTIVAS AQUIDAUANA E ANASTÁCIO-MS: UMA PERSPECTIVA SOCIOAMBIENTAL
Abrir Arquivo

Tema

Operações sustentáveis e Economia Circular

Autores

Nome
1 - Leiziane Almeida Coelho
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) - CPAQ
2 - Daniela Althoff Philippi
Universidade Nove de Julho - Programa de Pós Graduação em Administração Responsável pela submissão
3 - Karoline Ferreira Kinoshita Goes
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) - Campus de Aquidauana

Reumo

Um dos grandes problemas ambientais que pode ser mais destacado são os pneus inservíveis, pois sua destinação inadequada causa impactos socioambientais diversos, mesmo havendo muitos mecanismos para o seu reaproveitamento (LAGARINHOS, 2011). As cidades limítrofes de Aquidauana-MS e Anastácio-MS não atendem o que preconiza a Política Nacional dos Resíduos Sólidos Urbanos, Lei nº 12.305, de 2010.
Problema: Como é o tratamento destinado aos pneus inservíveis por empresas automotivas de Aquidauana e Anastácio-MS, numa perspectiva socioambiental? Objetivo geral: “analisar o tratamento destinado aos pneus inservíveis em empresas automotivas de Aquidauana e Anastácio-MS, numa perspectiva socioambiental”. Específicos: verificar como é a coleta ou recebimento dos pneus nas empresas; identificar aspectos da armazenagem dos pneus; descrever como e para onde os pneus se destinam; verificar qual é a percepção dos dirigentes sobre a legislação pertinente sobre os impactos sociambientais.
O descarte inadequado dos pneus se torna um grande problema ambiental seus efeitos estão associados aos depósitos que armazenam uma grande quantidade de pneus inservíveis em áreas externas, podendo ocasionar a reprodução de insetos com acúmulo de água ou, até mesmo a sua queima (LAGARINHOS, 2011). Estudos como os de como os de Carvalho, Valente e Castro (2018) e Santos et al. (2018) apresentam que grande parte dos centros automotivos e borracharias encontram dificuldades para a destinação adequada dos pneus, incluindo o seu encaminhamento para a reciclagem.
Pesquisa qualitativa. Estudo de casos múltiplos. Técnicas de coleta de dados: entrevistas e observações. Análise de conteúdo por categorias.
Os pneus inservíveis são armazenados em locais apropriados, evitando impactos socioambientais negativos, para então se encaminharem para o ponto de armazenagem da Prefeitura onde permanecem até a sua destinação, a uma empresa especializada em reciclagem da capital, Campo Grande, encerrando o fluxo com uma destinação mais adequada possível, que busca diminuir os impactos socioambientais, considerando as alternativas existentes na região para as empresas. A presente pesquisa apresenta similaridades aos estudos de Carvalho, Valente e Castro (2018) e Santos et al. (2018).
Quanto aos impactos socioambientais da destinação inadequada dos pneus inservíveis, os entrevistados conhecem e consideram o assunto relevante, fundamentalmente por causa dos desafios relacionados à inexistência de políticas públicas nos municípios. Sugere-se estender o estudo para outros centros automotivos e borracharias nos municípios. Sugere-se que o município de Aquidauana tenha um serviço próprio de coleta e espaço para armazenagem como tinha no passado. Aconselha-se a formulação de políticas públicas para os municípios quanto aos pneus inservíveis e ações conjuntas.
CARVALHO, D. de S.; VALENTE, K. S.; CASTRO. A. L. de. Diagnóstico ambiental de borracharias no Município de Humaitá – AM. Revista EDUCAmazônia - Educação Sociedade e Meio Ambiente, v.20, n.1, p. 121 – 143, 2018. LAGARINHOS, C. A. F. Reciclagem de pneus: análise do impacto da legislação ambiental através da logística reversa. 2011. 293. Tese de Doutorado (Engenharia). Escola Politécnica da USP, São Paulo. PHILIPPI, D. A. ; SANTOS, R. F. dos. Congresso Internacional de Administração, Bolívia. Anais... Bolívia, UEPG: 2018. p.1-16.