Resumo

Título do Artigo

HÁBITOS DE CONSUMO SUSTENTÁVEL: UMA ANÁLISE EM TEMPOS DE PANDEMIA
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Tema

Inovação Sustentável e Marketing

Autores

Nome
1 - Rossana Parizotto Ribeiro
Unisinos - Universidade do Vale dos Sinos - Faculdade Meridional IMED Responsável pela submissão
2 - Ana Lígia Gil Espuny
Unisinos - Universidade do Vale dos Sinos - Escola de Negócios - Administração
3 - Pedro Brandão Dalla Valle
Unisinos - Universidade do Vale dos Sinos - Porto Alegre

Reumo

O aumento da população, o alto consumo de alimentos e produtos, assim como a grande geração de resíduos domésticos e industriais têm desencadeado diversos impactos no meio ambiente, que tem comprometido a manutenção de recursos naturais para um futuro sustentável. Portanto, a mudança para um sistema de produção mais limpo, com responsabilidade social e eco-inovação visam a sustentabilidade, onde a consciência ambiental e o consumo sustentável fazem parte dos princípios e valores vinculados às questões ambientais que contribuem para um futuro sustentável.
A adoção de práticas de consumo sustentáveis são as responsáveis pelo processo de demanda de produtos e serviços também ambientalmente sustentáveis, neste contexto de pandemia, interessa-nos compreender as relações entre o consumo sustentável, práticas ambientais, intenção de compras ecológicas, percepção sobre Covid-19 e hábitos de consumo sustentável. Para isso, faremos a testagem de sete hipóteses, Para analisar as suas relações neste período de pandemia.
Sensibilizar a sociedade quanto à exploração desordenada do ambiente natural, tornou-se uma necessidade, assim, implementar práticas ambientais, sejam elas no ambiente doméstico ou empresarial, tem a finalidade de corroborar para um futuro sustentável. Para Cohen (2020), esta poderá ser uma oportunidade para reduzir a longo prazo a prevalência de estilos de vida baseados em grandes volumes de energia e produção de material e assim mudar o comportamento de consumo e produção. Assim, é possível relacionar a Covid-19 diretamente a de práticas ambientais nas políticas públicas.
O método utilizado consiste em uma pesquisa quantitativa e descritiva, por análise utilizando equações estruturais. A coleta de dados ocorreu por meio de uma survey online. Os questionários foram enviados no período 06 de junho a 03 de julho de 2020, resultando em 256 respondentes válidos. A análise multivariada dos dados ocorreu por meio do software SPSS e AMOS em conformidade com as recomendações e etapas de equações estruturais.
Os resultados obtidos demonstram três hipóteses confirmadas. H1 demonstra que os hábitos de consumo sustentável estão relacionados positivamente com o consumo sustentável. Observa-se também a confirmação de H3, alinhado com os estudos de Ribeiro e Veiga (2011), que afirmam a relação entre as compras ecológicas às práticas ambientais. A última hipótese confirmada foi a H6 que comprova que os hábitos de consumo sustentável predizem as compras ecológicas, conforme os estudos de Mondini et al. (2018). As demais hipóteses não foram suportadas.
A intenção de compras ecológicas, hábitos de consumo sustentável e consumo sustentável, este estudo pode auxiliar a moldar suas estratégias para atender às crescentes demandas dos ambientalistas, diante disso, a escala sobre a percepção sobre a Covid-19 pode ser utilizada no futuro, visando comparar a percepção dos respondentes durante e após a pandemia.
COHEN, Maurie J. Does the Covid-19 outbreak mark the onset of a sustainable consumption transition?, Sustainability: Science, Practice and Policy, v. 16, p. 1-3, 2020. MONDINI, Vanessa; DAGNONI, Edy; BORGES, Gustavo da Rosa et. al. Influência dos Fatores Consiciência Ambiental e Hábitos de Consumo Sustentável Sobre a Intenção de Compra de Produtos Ecológicos Individuais. Revista Pensamento Contemporâneo em Administração, Niteroi Vol. 12, Ed. 2, p. 117-129, 2018. RIBEIRO, J. A.; VEIGA, R. T. Proposição de uma escala de consumo sustentável. Revista de Administração, v. 46, n. 1, art. 4, p. 45-60