Resumo

Título do Artigo

Tendências tecnológicas não tecnológicas de eco inovações na moda brasileira
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Tema

Estratégia para a Sustentabilidade

Autores

Nome
1 - Maria Laura Ferranty Mac Lennan
Universidade Ibirapuera (UNIB) - Campus Chácara Flora - Administração Responsável pela submissão
2 - Eliane Fernandes Tiago
Universidade Ibirapuera (UNIB) - Campus Chácara Flora - Mestrado em Administração Profissional
3 - Cristina Espinheira Costa Pereira
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Reumo

A indústria da moda é bastante criticada por gerar altos impactos sociais e ambientais, como, por exemplo, na produção de algodão onde se utiliza grandes quantidades de pesticidas e água, tornando-a uma das culturas mais poluentes do mundo. O setor da moda é muito diverso e demanda por elevada quantidade de recursos e mão-de-obra para o seu funcionamento. Entretanto, ela possui ferramentas potentes que podem impactar de maneira positiva o meio ambiente e toda a sociedade. Nesse sentido, torna-se necessário que a moda adote estratégias sustentáveis rapidamente (Choi & Han, 2019; Grose, 2019).
Um caminho para viabilizar essa transformação seria a adoção de eco inovações pelas empresas do setor da moda. O objetivo dessa pesquisa é identificar as principais iniciativas de eco inovação realizadas por empresas do setor da moda no Brasil e verificar qual é a tendência do setor em relação aos tipos de eco inovação, se de natureza tecnológicas ou não tecnológicas.
Nesse tópico, são posicionadas as concepções centrais do artigo, que são associadas às características básicas de inovação e eco inovação bem como da distinção dos tipos de inovação. Dentre as alternativas sustentáveis para todo o setor industrial, se apresenta a eco inovação. De acordo com Hsu, Tan, Hanim e Zailani (2016), a eco inovação requer o desenvolvimento de produtos mais eficientes e efetivos do ponto de vista do aproveitamento de recursos ambientais. A eco inovação pode ser atrelada ao desenvolvimento tecnológico.
Pesquisa de natureza qualitativa. O método utilizado para tratar os dados é a análise de conteúdo. Para compor o corpus dessa pesquisa optou-se por dados secundários constituídos por relatórios de sustentabilidade publicadas no Global Reporting Initiative (GRI). A análise embasada nesses critérios considera 18 relatórios elaborados por quatro empresas (Cia Hering, Grupo Malwee, Dudalina e Lojas Renner).
De acordo com a análise, prevalecem eco inovações na moda brasileira de tendências tecnológicas, em primeiro lugar as de processo (24,56%) seguidas por eco inovações de produto (10,53%). A estrutura de mercado pode ser destacada como impulsionadora de inovações no mercado da moda, predominantemente no desenvolvimento de tecnologia em processos. A eco inovação direciona o escopo para um desenvolvimento mais sustentável, de maneira que, além do traço de inovação, seus resultados beneficiem o meio ambiente.
A partir da análise, os resultados indicam que eco inovações de produto e de processo, ditas tecnológicas, predominam no setor da moda. Em especial as eco inovações de processo que são impulsionadas por capacidades tecnológicas e forças de mercado aparecem com ampla relevância no setor da moda brasileira. As eco inovações tecnológicas se sobrepõe aquelas não tecnológicas em todos os anos que compõem a análise.
García-Granero, E. M., Piedra-Muñoz, L., & Galdeano-Gómez, E. (2018). Eco-innovation measurement: A review of firm performance indicators. Journal of cleaner production, 191, 304-317. Kozlowski, A., Searcy, C., & Bardecki, M. (2015). Corporate sustainability reporting in the apparel industry: An analysis of indicators disclosed. International Journal of Productivity and Performance Management 64(3), 377-397. Thorisdottir, T. S., & Johannsdottir, L. (2019). Sustainability within fashion business models: A systematic literature review. Sustainability11(8), 2233.