Resumo

Título do Artigo

FINANCIAMENTO DE NEGÓCIOS COM IMPACTO SOCIAL NO BRASIL
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Tema

Empreendedorismo e Negócios de Impacto

Autores

Nome
1 - EDIVAN BATISTA JUNIOR
UNIVERSIDADE DE FORTALEZA - UNIFOR - UNIFOR Responsável pela submissão
2 - José Milton de Sousa-Filho
UNIVERSIDADE DE FORTALEZA - UNIFOR - PPGA

Reumo

O tema de Negócios com Impacto Social (NIS) emerge com a busca de solução para os problemas sociais, especialmente a pobreza. A intenção de gerar impacto e resolver questões sociais ganha força com essa nova lógica de se fazer negócio (ONU, 2015). A viabilização financeira dos NIS é primária e, segundo Muhammad Yunus, pode-se financiar esse novo tipo de negócio com recursos levantados em todas as fontes imagináveis. Porém, não obstante a esta passagem, a questão central é: “De onde viria o dinheiro para os negócios sociais?” (YUNUS, 2010).
O problema de pesquisa é responder a seguinte questão: Como são financiados os NIS no Brasil? O objetivo geral deste estudo é investigar as fontes e estratégias de financiamento de negócios sociais e de NIS no Brasil. E, de forma detalhada os objetivos específicos são: a) apresentar os principais modelos de financiamento para NIS; b) descrever as características dos modelos de financiamento para NIS; c) identificar as alternativas de financiamento para NIS no Brasil.
Investimentos de impacto ganhou força no relatório “Impact Investments: As Emergent Asset Class”, pelo J.P. Morgan em 2010. Investimento e Financiamento podem apresentar diferenças quanto à sua finalidade, a origem dos recursos, modalidade das operações e instrumentos, sobretudo (ASSAF NETO, 2014). Este estudo aborda os mecanismos e os intermediários que compõem o ecossistema de finanças sociais (ALIANÇA PELO IMPACTO, 2015). O relatório Mapa de Negócios de Impacto Social revela que empréstimo e equity representam 65% das modalidades utilizadas para o financiamento de NIS no Brasil.
Esta pesquisa é de natureza exploratória e utilizou-se de abordagem qualitativa. Foi realizada revisão de literatura, com levantamento e exame dos artigos sobre a temática, o que permitiu a edificação de conhecimento no estado da arte da literatura. A coleta de dados se deu por meio de dados secundários e por meio de entrevistas semiestruturadas. Este trabalho se utilizou da técnica de análise de conteúdo para melhor interpretar os dados, realizando as etapas de pré-análise (a organização propriamente dita), exploração do material e o tratamento dos resultados, a inferência e a interpretação.
Em linha com os objetivos, os modelos resultantes da pesquisa foram explorados e suas características gerais descritas. No que tange às alternativas de financiamento pode-se entender que somente uma modalidade não suporta as condições demandadas pelo setor. A combinação de duas ou mais é o que se apresenta, com as características essenciais e necessárias, como modelo idealizado àquilo que o setor necessita, sendo este o que se denominou nesta análise de resultados como modelo viável para NIS.
As alternativas de financiamento revelaram que o empréstimo foi o mecanismo mais acessado para financiar os NIS. O investimento da indústria financeira não aponta que a modalidade A ou B seja a melhor e, o que se observou é que, combinando modelos, trabalhados algumas melhorias específicas, torna-se possível a construção do modelo viável para financiar NIS no Brasil. Entretanto, identifica-se uma lacuna, quando os diferentes entendimentos compartilhados reúnem os modelos de financiamentos e de investimentos dentro do mesmo hall, ainda que se tratando de temas e teorias distintas.
ASSAF NETO, A.; LIMA, F. G. Curso de Administração Financeira. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2014. BARKI, E.; AGUIAR, L. Negócios com impacto social em grandes e pequenas empresas. In: BARKI, E.; IZZO, D.; TORRES, H.; AGUIAR, L. (org.). Negócios com Impacto Social no Brasil. São Paulo: Petrópolis, 2013. v. 1. YUNUS, M. Criando um negócio social: Como iniciativas economicamente viáveis podem solucionar os grandes problemas da sociedade. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010.