Resumo

Título do Artigo

ECOINOVAÇÃO: UM ESTUDO BIBLIOMÉTRICO E SOCIOMÉTRICO DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA INTERNACIONAL
Abrir Arquivo

Tema

Inovação Sustentável e Marketing

Autores

Nome
1 - Eva Valeria Maia Lameu
Universidade Federal do Ceará - UFC - Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade Responsável pela submissão
2 - Diego de Queiroz Machado
Universidade Federal do Ceará - UFC - FEAAC
3 - Bárbara Sampaio de Menezes
Universidade Federal do Ceará - UFC - Universidade Federal do Ceará
4 - Paulo Henrique Maia Lameu
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará IFCE - Campus Quixadá
5 - Leticia de Alencar Santos
Universidade Federal do Ceará - UFC - Feaac- Faculdade de Economia, Administração, Atuaria e Contabilidade

Reumo

As ecoinovações estão sendo motivadas mudanças como o advento de novos mercados, necessidade de uso eficiente dos recursos naturais, a exigência dos consumidores e a legislação ambiental (PACHECO; LIBONI, 2017), sendo fundamentais para o desenvolvimento econômico estável a longo prazo: uma maneira de aliar o crescimento econômico e a gestão dos recursos ambientais (CHEN; CHENG; DAI, 2017). As ecoinovações desempenham um papel relevante no desenvolvimento sustentável e contribuem para redução dos danos ambientais (BOCKEN et al., 2014; MYLAN et al., 2015).
A questão de pesquisa deste estudo é: Como se caracteriza a produção científica internacional sobre ecoinovação? O objetivo geral é mapear a produção científica internacional sobre ecoinovação na área de Negócios, Gestão e Contabilidade e os objetivos específicos são: (1) examinar o volume temporal das publicações; (2) identificar os autores que mais produtivos; (3) identificar os periódicos com mais publicações, (4) identificar os países mais representativos; (5) apresentar as instituições mais profícuas; e (6) analisar as redes de coautoria, citação e de co-ocorrência de palavras-chaves.
A economia global moderna considera o componente ecológico relevante, tal como o desenvolvimento de inovações ecológicas, onde o ambiente e o desenvolvimento humano se estabelecem como base e tornam a inovação aliada à sustentabilidade como o motor principal do crescimento econômico emergente (LIN; JIAYU, 2018). A ecoinovação tem como principal característica a redução dos impactos ambientais (CARRILLO-HERMOSILLA; DEL RÍO; KÖNNÖLÄ, 2010). Além disso, é capaz de atrair rendas verdes/ecológicas ao mercado, criando valor para as organizações (FOXON; ANDERSEN, 2009).
A pesquisa analisou por meio da bibliometria e sociometria, 750 artigos sobre ecoinovação no período de 1994 a 2019. Os dados foram coletados da base de dados Scopus no mês de novembro de 2019 e adotou-se os seguintes termos de busca: “eco innovat*” OR “ecoinnovat*” OR "green innovat*" OR “environmental innovat*”. Para a análise bibliométrica, os dados foram obtidos da própria base Scopus e de arquivos dos artigos no formato PDF e posterior tabulação com o auxílio do software Microsoft Excel. E para a análise sociométrica dos dados, foi utilizado o software VOSviewer para a geração das redes.
Os resultados mostram crescimento elevado das publicações de 2010 a 2019.Verificou-se também que o autor Liao, Z., o periódico Journal of Cleaner Production; a Espanha; bem como as instituições Universidade de Pádua, CNRS, Universidade de Zaragoza, Universidade de Ferrara e Universidade Zhejiang Sci-Tech são os mais produtivos no campo da ecoinovação. Além disso, Liao, Z.; as palavras-chave “innovation” e “eco-innovation” e os artigos Horbach, J. (2008) e Chen, Y. S. (2006) são os mais relevantes nas redes de coautoria, co-ocorrência de palavras-chave e citação, respectivamente.
A ecoinovação é uma temática relevante que vem crescendo nos últimos 25 anos e tem sido alvo de interesse por pesquisadores, principalmente de instituições e países da Europa. Este estudo contribuiu para o campo da ecoinovação por mapear a produção científica internacional sobre ecoinovação, apresentando a evolução temporal das publicações, os autores mais produtivos e os mais relevantes, os periódicos produtivos, os países de origem e as instituições mais prifícuas, bem como por apresentar uma análise das redes de coautoria, citação e de co-ocorrência de palavras-chaves.
BOCKEN, N. M. P.; SHORT, S.; RANA, P.; EVANS, S. A literature and practice review to develop sustainable business model archetypes. Journal of Cleaner Production, v.65, p. 42-56, 2014. CARRILLO-HERMOSILLA, J.; DEL RÍO, P.; KÖNNÖLÄ, T. Diversity of eco-innovations: Refl ections from selected case studies. Journal of Cleaner Production, v.18, n.10, p.1073-1083, 2010. CHEN, J.; CHENG, J.; DAI, S. Regional eco-innovation in China: An analysis of ecoinnovation levels and influencing factors. Journal of Cleaner Production, v. 153, p. 1-14, 2017.