Resumo

Título do Artigo

DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL: UM ESTUDO DOS SEUS SIGNIFICADOS E PRINCÍPIOS POR MEIO DE REVISÕES SISTEMÁTICAS E META-ANÁLISES
Abrir Arquivo

Tema

Políticas Públicas para a Sustentabilidade

Autores

Nome
1 - Ahmed Sameer El Khatib
Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA/USP) - FEA/USP Responsável pela submissão

Reumo

O Desenvolvimento Sustentável (DS) tornou-se um paradigma de desenvolvimento onipresente, bordão das agências de fomento internacional, jargão dos planejadores do desenvolvimento, tema de conferências e trabalhos acadêmicos, bem como o slogan dos ativistas ambientais e de desenvolvimento (Ukaga, Maser & Reichenbach , 2011). O conceito parece ter atraído à atenção de base ampla que faltava a outro conceito de desenvolvimento e parece estar prestes a permanecer o paradigma de desenvolvimento generalizado por um longo tempo (Shepherd et al., 2016; Scopelliti et al., 2018).
O objetivo deste artigo, portanto, é contribuir para a inteligibilidade e articulação do discurso sobre DS, fornecendo informações mais concisas sobre seu significado, evolução, conceitos-chave associados, dimensão, as relações entre as dimensões, os princípios e suas implicações para ações globais, nacionais e individuais na busca pelo DS. Isso é significativo, pois forneceria aos pesquisadores, formuladores de políticas e acadêmicos, bem como aos profissionais e estudantes do desenvolvimento, mais informações sobre o paradigma para a formulação de políticas.
O desenvolvimento, como conceito, tem sido associado a diversos significados, interpretações e teorias de vários estudiosos. Desenvolvimento é definido como 'um processo evolutivo em que a capacidade humana aumenta em termos de iniciar novas estruturas, lidar com problemas, adaptar-se a mudanças contínuas e se esforçar com determinação e criatividade para atingir novos objetivos (Peet, 1999; Du Pisani, 2006).
A revisão desta pesquisa foi orientada por aspectos das diretrizes previstas nos Itens de relatório Preferidos para revisões sistemáticas e meta-análises (PRISMA) (Tranfield, Denyer, & Smart, 2003; Moher et al., 2009). Os dados secundários foram coletados por meio da revisão de materiais relevantes, incluindo artigos, teses, apresentações em conferências e outros documentos disponíveis na internet. Os documentos foram identificados por meio de uma combinação de buscas, utilizando palavras-chave e termos associados ao DS.
Alcançar o DS depende de uma série de princípios. No entanto, a mensagem preponderante em relação aos princípios do desenvolvimento sustentável (Ji, 2018: Mensah & EnuKwesi 2018) gravita em torno da economia, do meio ambiente e da sociedade. Especificamente, eles se relacionam, entre outros, à conservação do ecossistema e da biodiversidade, sistemas de produção, controle populacional, gestão de recursos humanos, conservação da cultura progressiva e participação das pessoas (Ben-Eli, 2015; Molinoari et al., 2019).
CONSIDERAÇÕES FINAIS Concluímos que DS tem atraído muita atenção no espaço de intervenção acadêmica, governança, planejamento e desenvolvimento. Uma ampla gama de entidades governamentais e não governamentais parece tê-lo adotado como um paradigma de desenvolvimento apropriado. Isso ocorre porque a maioria, senão todos os proponentes e defensores do paradigma, virtualmente parecem concordar que os desafios que a humanidade enfrenta hoje, como mudanças climáticas, redução da camada de ozônio, escassez de água, perda de vegetação, desigualdade, insegurança e fome.
Lele, S. M. (1991, June). Sustainable development: A critical review. World Development, 19(6), 607–662. doi:10.1016/0305-750X(91)90197-P Leshan, D. (2012). Strategic communication. A six step guide to using recursive abstraction applied to the qualitative analysis of interview data. London: Pangpang. Littig, B., & Grießler, E. (2005). Social sustainability: a catchword between political pragmatism and social theory. International Journal of Sustainable Development, 8, 65–79. doi:10.1504/ IJSD.2005.007375 Lobo, M.-J., Pietriga, E., & Appert, C. (2015). An evaluation of interactive map compari