Resumo

Título do Artigo

A CONSOLIDAÇÃO DO COMPLIANCE NOS PRINCÍPIOS DA ÉTICA E DA TRANSPARÊNCIA PARA A GESTÃO RESPONSÁVEL
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Tema

Governança e Sustentabilidade em Organizações

Autores

Nome
1 - Osnei Francisco Alves
Universidade Cruzeiro do Sul - Curitiba Responsável pela submissão
2 - Eliete Cristina Pessôa
UNISantaCruz Centro Universitário - Unisantacruz

Reumo

As empresas brasileiras estão aumentando a exportação de seus produtos e competindo com várias empresas internacionais, a abrangência nacional passou a ser internacional. Para isso é necessário estabelecer sistemas eficientes de ética, transparência, responsabilidade social, responsabilidade ambiental e compliance que são fatores imprescindíveis para qualquer empresa que desejar competir globalmente.
O objetivo deste artigo é analisar o impacto das questões éticas organizacionais que fortalecem o compliance, para aumentar suas chances de sobrevivência, pois a sociedade desenvolve uma imagem positiva em relação a este tipo de organização. Assim, ter padrões éticos significa traz como benefícios a estabilidade nas relações com parceiros e a habilidade de atrair talentos, o que se reverte obviamente em bons negócios a médio e longo prazos. Boas decisões empresariais podem resultar de decisões morais e éticas.
O compliance pode ser visto como um conjunto de regras, padrões, procedimentos éticos e legais que, uma vez definidos e implantados, serão a linha mestra que orientará o comportamento da instituição no mercado em que atua, bem como as atitudes de seus funcionários; um instrumento capaz de controlar o risco de imagem e o risco legal, os chamados riscos de compliance, a que se sujeitam as instituições no curso de suas atividades (CANDELORO; DE RIZZO; PINHO, 2015).
A metodologia utilizada foi pesquisa bibliográfica que estabelece a visão que muitos autores sobre o tema, para a formação de uma base sólida para o estudo, propiciando uma discussão científica e pertinente abordando novas visões e capacidade crítica. Em conformidade com os propósitos da pesquisa bibliográfica, optou-se por esse tipo de pesquisa, para o desenvolvimento de uma política de compliance dentro dos objetivos da ética e da transparência, para a sustentabilidade das organizações.
O mundo dos negócios necessita de sustentabilidade financeira, para que possam assumir seus compromissos diante dos credores e investidores, estabelecendo uma confiança econômica nacional e internacional. O compliance visa estabelecer normas e procedimentos para coibir interesses e práticas fraudulentas que entram em conflito frontal com os da sociedade, cada vez mais exigente e crítica em relação às práticas empresariais, havendo desta forma uma crescente rejeição social em relação às empresas que buscam apenas o “lucro a qualquer preço” e que deixam de lado importantes questões éticas.
Uma maneira de tornar explícita e formal a adesão da organização às regras é a confecção de um código de conduta. A ideia principal do código é deixar claro para todo e qualquer funcionário que a empresa se preocupa e se importa com o respeito à legislação e que deseja ser um ambiente de criação e expansão de cultura corporativa que reflita esse desejo. De qualquer forma, o mais relevante é que todos os funcionários entendam que aquele livro que lhes foi entregue não é um peso de papel, mas que ele deve ser consultado e compreendido.
CANDELORO, Ana Paula Pinho; DE RIZZO, Maria Balbina Martins; PINHO, Vinícius. (2015). Compliance 360: riscos, estratégias, conflitos e vaidades no mundo corporativo. 2. ed. revista e atualizada. São Paulo: Editora da Autora Maria Balbona Martins de Rizzo. GIOVANINI, Wagner. (2014). Compliance - A Excelência na Prática. São Paulo: Compliance Total. ICB, INSTITUTO COMPLIANCE BRASIL. Artigos de compliance. Disponível em: . Acesso em 09/2020.