Resumo

Título do Artigo

PRODUÇÃO CIENTÍFICA NO CAMPO DO TURISMO SUSTENTÁVEL
Abrir Arquivo

Tema

Empreendedorismo e Negócios de Impacto

Autores

Nome
1 - Benedita Marta Gomes Costa
Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) - Curso de Administração Responsável pela submissão

Reumo

Na perspectiva da atividade turística, o turismo sustentável tem sido defendido como um segmento que busca o equilíbrio dos ecossistemas naturais, atrelado à sustentabilidade local onde o visitante, aberto a novas descobertas, capta a identidade do lugar, respeitando os seus costumes. No atual cenário tem sido comum a propulsão de pesquisas que buscam compreender a dinâmica do turismo sustentável. Assim, estudar empiricamente a dinâmica da produção científica torna-se oportuno tendo em vista a possibilidade de se obter uma série de análises que permitirão fornecer uma visão panorâmica
Nessa vertente, o presente trabalho tem como objetivo geral analisar como se estrutura a produção científica na área do turismo sustentável. Especificamente, pretende-se identificar os autores, tipos de publicações e área do conhecimento; analisar os temas adotados na construção do conhecimento na área do turismo sustentável e mapear a rede institucional de colaboração científica.
Dentre os estudos realizados sobre esta temática, destaca-se Buckley (2012), que buscou analisar em 250 artigos selecionados a produção científica do turismo sustentável envolvendo os temas: população, paz, prosperidade, poluição e proteção, onde constatou pouca aderência a esses temas. Zolfani et al. (2015) analisaram a produção científica do turismo sustentável em seis bases, tendo como referência o período de 1993 a 2013. Ruhanen et al. (2015) estudaram 492 papers retirados de quatro jornais.
Para atender aos objetivos da pesquisa quanto a analisar a produção científica na área do turismo sustentável, foram escolhidos os indicadores da bibliometria em conjunto com a Análise de Redes Sociais (ARS). A adoção de indicadores bibliométricos tem sido utilizada com três funções: descrição, acompanhamento e avaliação das atividades científicas e tecnológicas. Sobre o ambiente para a coleta de informações, elegeu-se o portal Web of Science (WoS), disponível na plataforma do Institut for Scientific Information (ISI) Web of Knowledge. A busca de informações ocorreu no dia 30 jan 2019.
Tendo como base o que foi apresentado verifica-se que a produção científica se encontra assentada sobre o pillar economic, especificamente sobre os termos sustainable tourism, tourism, management, sustainable development, sustainability, ecoturism and conservation. Por outro lado os estudos não evidenciam os temas “funding” e “legislation”, incluídos no pillar tranversal. Independentemente da amplitude da pesquisa, os autores mais produtivos e citados neste estudo dispõem de representatividade na produção científica voltada para o turismo sustentável.
Verificou-se que a dinâmica de colaboração na produção científica em turismo sustentável apresenta densidade da rede institucional e proximidade de temas como elementos de estruturação da rede do conhecimento.
Borgatti, S. P., Everett, M. G., & Freeman, L. C. (2002). Ucinet for Windows: Software for Social Network Analysis. Harvard, MA: Analytic Technologies. Borgatti, S.P. (2002). NetDraw Software for Network Visualization. Analytic Technologies. Braam R. R., Moed H. F., & Van Raan A. F. (1991). Mapping of science by combined co-citation and word analysis I. Structural aspects. J. Am. Soc. Inf. Sci, 42, 233–251. Bramwell, B. (2011). Governance, the state and sustainable tourism: a political economy approach. Journal of Sustainable Tourism, 19(4-5), 459-477.