Resumo

Título do Artigo

ESTRATÉGIA PARA FOMENTO DE INOVAÇÃO: PROGRAMA ALI DO SEBRAE/SP
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Tema

Empreendedorismo e Negócios de Impacto

Autores

Nome
1 - Anderson Santos
UNIMEP - Universidade Metodista de Piracicaba - UNIMEP - Universidade Metodista de Piracicaba
2 - GRAZIELA OSTE GRAZIANO CREMONEZI
UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA - UNISUL - PPGA Responsável pela submissão
3 - Rosana Borges Zaccaria
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Reumo

Segundo o SEBRAE (2011) a maioria das micro e pequenas empresas não tem a cultura de inovar, ou até promovem algum tipo de inovação, entretanto o fazem de maneira inconsciente, sem critério, propósito ou estratégia, vale ressaltar que a competitividade e a manutenção das empresas estão relacionadas ao quanto elas inovam e participam no mercado. Segundo o Manual de Oslo (2006), a inovação precisa fazer parte das micro e pequenas empresas. Incentivar o desejo de fazer as coisas de maneira diferente, entendendo de forma simples questões complexas com propensão aos riscos e a tolerância ao erro.
Diante desse cenário este artigo pretende apresentar os desafios, bem como os meios para promover a cultura da inovação nas micro e pequenas empresas, demonstrando os requisitos para implementação da cultura de inovação nas micro e pequenas empresas
De acordo com o Manual de Oslo (2006) define-se quatro tipos de inovações que englobam um amplo conjunto de mudanças nas atividades das empresas, entre elas: inovações de produto, inovações de processo, inovações organizacionais e inovações de marketing. Diante dos tipos de inovação apresentadas acima, ao pensar em inovação na organização, Dauscha (2011) define cultura de inovação como ausência de comportamentos, regras e ambientes que impeçam o desenvolvimento do ímpeto natural das pessoas em sugerir melhorias e inovações, aliada a um conjunto de visões, procedimentos e recursos.
A metodologia adotada foi a pesquisa bibliográfica e documental, baseada em artigos nacionais e internacionais, reconhecido pelo conteúdo cientifico e intelectual, além de documentos extraídos das publicações do SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequena Empresa). É notável a crescente atenção dada ao tema, considerada pelos autores a última fronteira na busca de vantagens competitivas reais.
Programa ALI – Agentes Locais de Inovação: O SEBRAE, em parceria com o CNPq, desenvolveu o Programa ALI - Agentes Locais de Inovação, que visa disponibilizar assessoria especializada e gratuita às micro e pequenas empresas do estado para o desenvolvimento de inovações tecnológicas em produtos e processos, tornando as empresas dinâmicas e competitivas no mercado, por meio de bolsistas do CNPq, selecionados e capacitados pelo SEBRAE, chamados de Agentes Locais de Inovação.
Existe uma grande lacuna no meio empresarial que é a implementação da cultura da inovação nas empresas, principalmente nas micro e pequenas empresas, dado o perfil do gestor/empreendedor. A cultura de inovação é tida como algo almejado pelas organizações para melhoria de seu desempenho e de sua vantagem competitiva, entretanto, compreender e criar uma cultura de inovação está entre os mais difíceis desafios enfrentados tanto por pesquisadores, como por gestores. O desafio apoia-se na interdependência, interação e inter-relação dos diferentes elementos da cultura organizacional.
DAUSCHA, R. Onde afinal encomendamos este “produto” cultura da inovação para “instalar” em nossas organizações? Disponivel em https://endeavor.org.br/a-cultura-de-inovacao-nas-empresas. Acesso em 07/01/2015. OSLO. Manual de Oslo (2006) - MCTI: MINISTÉRIO DA CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO, 2012: 3. ed. Disponível em:. Acesso em: 07/11/2014 SEBRAE. Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Org.); Departamento Intersindical Estatística e Estudos Socioeconômicos, Brasília, DF; DIEESE, 2011