Resumo

Título do Artigo

Influência da Indústria 4.0 na sustentabilidade: um enfoque no Tripple Bottom Line
Abrir Arquivo

Tema

Operações sustentáveis e Economia Circular

Autores

Nome
1 - ELAINE CRISTINA DA SILVA
Centro Universitário FEI - São Bernardo do Campo / SP Responsável pela submissão
2 - Gabriela Scur
Centro Universitário FEI - Departamento de Engenharia de Produçao

Reumo

Estudos como de Fitzgerald et al. (2013) e Ross et al. (2016) destacam que as tecnologias digitais estão cada vez mais sendo vistas como ferramentas decisivas para obter vantagem competitiva no atual ambiente competitivo. A Indústria 4.0 pode ser encarada como uma evolução dos modelos industriais anteriormente adotados ou como uma nova concepção associada ao conceito da sustentabilidade em que é necessário a utilização dos recursos como matéria-prima, energia e água de forma mais eficiente e sustentável.
Segundo Braccini e Margherita (2018) a sustentabilidade é um dos impulsionadores da I4.0, entretanto, pesquisas ainda são necessárias para avaliar a relação entre o TBL com a I4.0.Portanto, a pergunta que norteou esse artigo consiste em conhecer como as tecnologias habilitadoras da Indústria 4.0 podem contribuir na melhoria dos indicadores relacionados ao triple bottom line (TBL). Para responder essa pergunta, o principal objetivo é entender como a literatura trata a adoção de tecnologias habilitadoras da Indústria 4.0 para a melhoria dos indicadores da Sustentabilidade (TBL).
A utilização das tecnologias da I4.0 pode trazer um grande avanço, pois segundo Souza et al., (2018), tem como objetivo tornar os sistemas de produção mais colaborativos e flexíveis, através da fusão entre o mundo físico e virtual, formam-se sistemas ciber- físicos (CPS), em que dados são gerados em tempo real sobre os processos de produção, oferecendo melhor flexibilidade e desempenho nos sistemas fabris, incentivados pelo alto potencial de crescimento da produtividade, levando ao processo de transformação nas indústrias no âmbito social, econômico e ambiental, ou seja, contribuindo para TBL.
Esta pesquisa consistiu em realizar uma revisão sistemática da literatura, através de uma análise bibliométrica (LOPES; CARVALHO, 2018).A base de dados escolhida para amostra inicial foi a Web of Science e a busca foi realizada em junho de 2019 com os termos: Título: “industry 4.0”, “internet of things”, “smart factory”, “cyber physical system”, “sustainability”, “triple bottom line). Utilizou-se apenas o filtro por tipo de documento "artigo", e resultou em 10 artigos.
A primeira análise é baseada nas publicações por ano, que mostra um aumento significativo das publicações ao longo dos anos. Além disso, segundo Ozanne et. al (2016) há uma grande dificuldade em realizar uma investigação com relação a interdependência das três dimensões, pois combina dados diferentes de forma qualitativa e quantitativa, ou seja, dados com diferentes níveis de análise de observabilidade e transparência sob a perspectiva interna e externa dentro das organizações.
Este estudo se propôs a entender como as tecnologias habilitadoras da Indústria 4.0 podem contribuir na melhoria dos indicadores relacionados ao tripé da sustentabilidade através de um modelo teórico-conceitual que, em uma segunda etapa da pesquisa irá ser aplicado em casos brasileiros.
FITZGERALD, M., et al. (2013)Embracing Digital Technology: A New Strategic Imperative. MIT Sloan Management Review, pp.1–12. ROSS, J., et al. Designing Digital Organizations, vol. 46. MIT Center for IS Research (2016). Braccini, A. M., & Margherita, E. G. (2019). Exploring organizational sustainability of industry 4.0 under the triple bottom line: The case of a manufacturing company. Sustainability, 11(1), 36. OZANNE, K. et al. (2016). Managing the Tensions at the Intersection of the Triple Bottom Line: A Paradox Theory Approach to Sustainability Man