Resumo

Título do Artigo

Engajamento dos torcedores nas redes sociais: uma abordagem lexiométrica.
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Autores

Nome
1 - IGOR LOPES CORDEIRO
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ - UECE - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ - UECE Responsável pela submissão
2 - José Iran Batista de Melo Filho
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ - UECE - Programa de Pós graduação em Administração
3 - Marcelo Antonino de Santiago
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Reumo

É cada vez maior o acesso dos brasileiros a internet e as mídias sociais. Neste sentido, é importante que as empresas compreendem o comportamento de seu público-alvo, para então criar estratégias que possibilitem influência e interatividade nas redes sociais, por conseguinte, aumente o engajamento do consumidor e melhore a relação dele com a marca. O presente artigo lança luz aos estudos de engajamento, medido por meio da interatividade ocasionada pelo conteúdo de posts nas redes sociais. Como lócus de estudo tem-se o Instagram do Fortaleza Esporte Club (FEC).
Tem-se a seguinte questão norteadora de pesquisa: Como ocorre o engajamento dos torcedores no F.E.C., por meio das postagens do seu clube na rede social Instagram mediante visualizações, curtidas e comentários? Para responder ao questionamento inicial da pesquisa foi estabelecido como objetivo geral investigar o engajamento dos torcedores do Fortaleza Esporte Club (FEC) diante das postagens do clube na rede social Instagram mediante visualizações, curtidas e comentários
A definição de engajamento utilizada pelo trabalho foi feita por meio da junção dos constructos de Vivek (2009), Brodie et al. (2011), que relacionam a relação do engajamento e a interatividade, e com as ponderações de importância sugerido por Almeida et al. (2019), que aproxima os conceitos de mídias sociais com a literatura de engajamento.
O estudo possui o caráter multi métodos de natureza qualitativa e quantitativa, sendo caracterizado como uma pesquisa exploratório e descritiva. O tratamento dos dados foi realizado por meio da análise de conteúdo dos comentários nas redes sociais, em específico o Instagram, mediante auxílio da análise lexicométrica de modalidade Classificação Hierárquica Descendente (CHD). Foram utilizados, ainda, as métricas de visualizações e curtidas, pois elas crescem suscetivelmente em grau de engajamento.
A análise lexiométrica do primeiro dia evidenciou, que o engajamento apresentado era de cunho positivo para o time. Pois, os torcedores usaram palavras e temáticas positivas. Já o segundo dia, evidencia que o conteúdo desse engajamento não é tão positivo e otimista quanto o do primeiro dia. O teor do engajamento em sua maior parte é referente ao mal desempenho do time e de seus jogadores. No terceiro dia, foi o que ocorreu o maior engajamento nas curtidas e comentários, tendo sido observado nas narrativas de críticas negativa em relação a atuação do time e as perspectivas de seu futuro.
Foi possível inferir que a padronização da comunicação, embora apresente resultados positivos, interfere no relacionamento com o torcedor, acarretando, em algumas situações, um engajamento de natureza negativa, como ocorreu nos dois dias de jogo.
ALMEIDA, Marcos Inácio Severo de et al. Quem Lidera sua Opinião? Influência dos Formadores de Opinião Digitais no Engajamento. Revista de Administração Contemporânea, [S. l.], v. 22, n. 1, p. 115–137, 2019. BRODIE, Roderick J. et al. Customer Engagement: Conceptual Domain, Fundamental Propositions, and Implications for Research. Journal of Service Research, [s. l.], v. 14, n. 3, p. 252–271, 2011. VIVEK, S. D. A scale of Consumer Engagement. Tese apresentada em cumprimento parcial dos requisitos para o grau de Doutor em Filosofia no Departamento de Administração e Marketing da Escola de Pós-G