Resumo

Título do Artigo

NEGÓCIOS SOCIAIS: ANÁLISE BIBLIOMÉTRICA ENTRE 2009 E 2018
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Tema

Empreendedorismo e Negócios de Impacto

Autores

Nome
1 - EDIVAN BATISTA JUNIOR
UNIVERSIDADE DE FORTALEZA - UNIFOR - UNIFOR Responsável pela submissão
2 - José Milton de Sousa-Filho
UNIVERSIDADE DE FORTALEZA - UNIFOR - PPGA

Reumo

Os negócios sociais são diferentes dos negócios tradicionais. Muito embora possam ter pontos em comum em sua dinâmica, diferem-se em seu propósito. Enquanto negócios tradicionais têm foco exclusivo no resultado financeiro e no lucro do negócio, um negócio social tem como intenção maior a busca pela solução de problemas sociais com melhoria de qualidade de vida dos mais pobres (YUNUS; MOINGEON; LEHMANN-ORTEGA, 2010). Os estudos sobre o tema levam a três principais linhas de investigação (YOUNG, 2007): A perspectiva europeia, a visão norte-americana e a perspectiva para países emergentes.
O artigo busca compreender o estado da arte da literatura sobre negócios sociais. O objetivo geral é analisar a produção bibliográfica nacional e internacional sobre negócios sociais no período de 2009 a 2018. Os específicos são: levantar o montante de artigos publicados no espaço da referida dezena de anos em periódicos revisados por pares; classificar trabalhos segundo nacionalidades das publicações e quantidade de autores; e identificar as linhas de pesquisa pelas quais os papers têm escolhido abordar as temáticas dos negócios sociais e os aspectos metodológicos das pesquisas realizadas.
O mercado tem necessidade de dois tipos de negócios: um para ganho pessoal e um dedicado a ajudar outras pessoas. No primeiro, o objetivo é maximizar os lucros, com pouca ou nenhuma consideração pelos outros. No segundo, tudo é para o benefício dos outros e nada é para os empreendedores, exceto o prazer de servir à humanidade, o que vem a ser os negócios sociais - não envolve perdas e não paga dividendos, mas almeja ajudar a outros sem a obtenção de ganho financeiro, sendo autossustentável, o lucro é reinvestido no próprio negócio (YUNUS, 2010).
Esta pesquisa é de natureza exploratória e utilizou-se de abordagem quantitativa. As técnicas de coleta e análise são, respectivamente, pesquisa documental e análise bibliométrica. Para realizar o levantamento bibliográfico do assunto negócios sociais, foi eleita a base de Periódicos da CAPES.
É visível que os trabalhos ainda são eminentemente teóricos ou utilizam estratégias de compreensão de casos particulares explorando situações geográficas específicas por intermédio de análises documentais e casos que chamam a atenção, buscando técnicas qualitativas exploratórias e com análise dos resultados encontrados. Remanesce uma agenda futura de pesquisa importante à sua frente.
O trabalho bibliométrico sobre negócios sociais de 2009 a 2018 no mundo apresenta concentração de estudos apenas no Brasil, Estados Unidos, Reino Unido e Itália, acompanhada de grande dispersão nos demais países, principalmente europeus. E, alguns autores podem ter ficado de fora face utilização na pesquisa do termo expresso e específico. Esta dispersão reflete o equilíbrio e a colaboração entre autores, pois não há grandes destaques individuais em termos de produção de pesquisa, mas sim um fluxo heterogêneo de pesquisadores do globo começando a escrever sobre o fenômeno.
BARKI, E.; AGUIAR, L. Negócios com impacto social em grandes e pequenas empresas. In: BARKI, E.; IZZO, D.; TORRES, H.; AGUIAR, L. (org.). Negócios com Impacto Social no Brasil. São Paulo: Petrópolis, 2013. v. 1. SILVA, F.; MOURA, L.; JUNQUEIRA, L. As interfaces entre empreendedorismo social, negócios sociais e redes sociais no campo social. RCA, v. 17, n. 42, p. 121-130, ago. 2015. YUNUS, M. Criando um negócio social: Como iniciativas economicamente viáveis podem solucionar os grandes problemas da sociedade. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010.